A agência espacial russa Roskosmos levou a cabo o lançamento do satélite meteorológico Meteor-M às 1555:07UTC do dia 17 de Setembro de 2009. O lançamento foi levado a cabo por um foguetãoSoyuz-2.1b/Fregat a partirdo Complexo de Lançamento LC31/6 do Cosmódromode Baikonur, Cazaquistão.
Juntamente com o satélite Meteor-M foram lançados os satélites Universitetskiy-Tatyana-2, Sterkh-2, BLITS, UGATUSAT e Sumbandila (ZA-002), além do módulo IRIS que permaneceu acoplado ao estágio superior Fregat.
Construido pela Universidade Estatal de Moscovo, o satélite Universitetskiy-Tatyana-2 é um pequeno satélite tecnológico. O satélite Sterkh-2 é o segundo de uma série de satélites destinados a substituir os veículos Nadezhda no sistema internacional de busca e salvamento (COSPAS-SARSAT). O satélite UGATUSAT é um micro-satélite desenvolvido pela Universidade Técnica Estatal de Aviação Ufa e está equipado com uma cãmara de observação da superfície terrestre. O satélite BLITS (Ball Lens In The Space) pretende verificar de uma forma experimental o conceito de um satélite de vidro retrorreflector bem como a obtenção de dados para problemas científicos nas áreas da geofísica, deodinâmica e relatividade. O satélite Sumdandila é um satélite de observação que pode obter imagens de alta resolução da superfície terrestre.
Imagem: Roskosmos
Últimos comentários