NASA nomeia tripulação para a última missão do vaivém espacial

2009-4812a

A NASA nomeou os sete astronautas que irão compor a última tripulação a voar a bordo de um vaivém espacial na missão STS-133 prevista para Setembro de 2010.

O astronauta Seteven Lindsey, que já participou em quatro missões espaciais, irá comandar o vaivém espacialDiscovery com o astronauta Eric Boe a servir como Piloto. Os astronautas Benjamin Drew, Michael Barratt, Nicole Stott e Timothy Kopra, servirão como Especialistas de Missão. Michael Barratt e Nicole Stott encontram-se presentemente a bordo da estação espacial internacional, enquanto que Timothy Kopra regressou á pouco tempo de uma missão de longa duração na ISS.

Durante esta missão de oito dias um módulo logístico modificado utilizado para transportar equipamentos e mantimentos para a ISS irá ser deixado permanentemente acoplado ao módulo Unity da estação espacial. Não está prevista a realização de qualquer actividade extraveícular para esta missão.

Somente restam seis missões do vaivém espacial antes do final do programa. Todas as missões irão visitar a estação espacial internacional. Com este último anúncio da NASA, todas as missões têm já as suas tripulações designadas.

A próxima missão de um vaivém espacial será levada a cabo pelo vaivémAtlantis a 12 de Novembro próximo. A missão STS-129 / ISS-ULF 3 é um voo logístico durante o qual serão levadas a cabo três passeios espaciais. A primeia missão de 2010 (STS-130 / ISS-20A) deverá ser lançada a 4 de Fevereiro. Nesta missão do vaivém espacialEndeavour serão levadas a cabo três actividades extraveículares e será acoplada à ISS o módulo Tranquility (Node 3) e a ‘cupola‘. O vaivém espacial regressa ao espaço a 18 de Março na missão logística STS-131 / ISS-19A na qual serão realizadas três actividades extraveículares. Nesta missão serão também transportados contentores científicos.

A última missão do vaivém espacial Atlantis deverá ser lançada a 15 de Maio de 2010. A missão STS-132 / ISS-ULF 4 irá transportar um módulo de pesquisa russo e equipamento suplente para a ISS. Nesta missão serão também realizados três passeios espaciais. A última missão do vaivém espacial Endeavour terá lugar a 29 de Julho de 2010 com a missão STS-134 / ISS-ULF 6. Esta missão deverá transportar o Alpha Magnetic Spectrometer bem como equipamentos suplentes para a ISS. Serão realizadas três actividades extraveículares.

Imagem: NASA

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Rui Silva,

    Aconselho a leitura dos posts sob a categoria “Plano Espacial” 😉
    http://www.astropt.org/category/astronautica/nasa/plano-espacial/

  2. Bom dia,

    Qual a razão para o término das missões espaciais com o vaivém?

    Irão ser substituídas por outro tipo de nave?

    Obrigado.

    • Frederico Silva on 22/01/2010 at 01:02
    • Responder

    Muito bem, entendi perfeitamente 🙂

    Obrigado pela resposta 😉

  3. Caro Frederico,

    De facto as missões são preparadas e previstas em sequência numérica, mas os voos muitas vezes são levados a cabo fora dessa sequência por várias razões: logística, preparação dos módulos ou experiências a serem levadas a cabo, ou mesmo devido a questões de ordem técnica ou questões meteorológicas.

    Imagina o que teria de ser feito para 'ordenar' a sequência quando se desse o atraso de uma missão tendo em conta que as missões demoram muitos meses e até anos a serem preparadas, isto é falamos em questão de documentação e de muitos outros elementos que teriam de ser alterados.

    No entanto, este sistema de numeração é muito melhor do que o sistema que foi utilizado entre 1984 e 1986 que era extremamente confuso.

    • Frederico Silva on 03/01/2010 at 15:34
    • Responder

    Perdoem-me a ignorância mas porque é que a missão STS-134 vai acontecer antes da STS-133, pensava que as missões decorriam de ordem numérica?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.