NASA nomeia tripulação para a última missão do vaivém espacial

2009-4812a

A NASA nomeou os sete astronautas que irão compor a última tripulação a voar a bordo de um vaivém espacial na missão STS-133 prevista para Setembro de 2010.

O astronauta Seteven Lindsey, que já participou em quatro missões espaciais, irá comandar o vaivém espacialDiscovery com o astronauta Eric Boe a servir como Piloto. Os astronautas Benjamin Drew, Michael Barratt, Nicole Stott e Timothy Kopra, servirão como Especialistas de Missão. Michael Barratt e Nicole Stott encontram-se presentemente a bordo da estação espacial internacional, enquanto que Timothy Kopra regressou á pouco tempo de uma missão de longa duração na ISS.

Durante esta missão de oito dias um módulo logístico modificado utilizado para transportar equipamentos e mantimentos para a ISS irá ser deixado permanentemente acoplado ao módulo Unity da estação espacial. Não está prevista a realização de qualquer actividade extraveícular para esta missão.

Somente restam seis missões do vaivém espacial antes do final do programa. Todas as missões irão visitar a estação espacial internacional. Com este último anúncio da NASA, todas as missões têm já as suas tripulações designadas.

A próxima missão de um vaivém espacial será levada a cabo pelo vaivémAtlantis a 12 de Novembro próximo. A missão STS-129 / ISS-ULF 3 é um voo logístico durante o qual serão levadas a cabo três passeios espaciais. A primeia missão de 2010 (STS-130 / ISS-20A) deverá ser lançada a 4 de Fevereiro. Nesta missão do vaivém espacialEndeavour serão levadas a cabo três actividades extraveículares e será acoplada à ISS o módulo Tranquility (Node 3) e a ‘cupola‘. O vaivém espacial regressa ao espaço a 18 de Março na missão logística STS-131 / ISS-19A na qual serão realizadas três actividades extraveículares. Nesta missão serão também transportados contentores científicos.

A última missão do vaivém espacial Atlantis deverá ser lançada a 15 de Maio de 2010. A missão STS-132 / ISS-ULF 4 irá transportar um módulo de pesquisa russo e equipamento suplente para a ISS. Nesta missão serão também realizados três passeios espaciais. A última missão do vaivém espacial Endeavour terá lugar a 29 de Julho de 2010 com a missão STS-134 / ISS-ULF 6. Esta missão deverá transportar o Alpha Magnetic Spectrometer bem como equipamentos suplentes para a ISS. Serão realizadas três actividades extraveículares.

Imagem: NASA

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Rui Silva,

    Aconselho a leitura dos posts sob a categoria “Plano Espacial” 😉
    http://www.astropt.org/category/astronautica/nasa/plano-espacial/

  2. Bom dia,

    Qual a razão para o término das missões espaciais com o vaivém?

    Irão ser substituídas por outro tipo de nave?

    Obrigado.

    • Frederico Silva on 22/01/2010 at 01:02
    • Responder

    Muito bem, entendi perfeitamente 🙂

    Obrigado pela resposta 😉

  3. Caro Frederico,

    De facto as missões são preparadas e previstas em sequência numérica, mas os voos muitas vezes são levados a cabo fora dessa sequência por várias razões: logística, preparação dos módulos ou experiências a serem levadas a cabo, ou mesmo devido a questões de ordem técnica ou questões meteorológicas.

    Imagina o que teria de ser feito para 'ordenar' a sequência quando se desse o atraso de uma missão tendo em conta que as missões demoram muitos meses e até anos a serem preparadas, isto é falamos em questão de documentação e de muitos outros elementos que teriam de ser alterados.

    No entanto, este sistema de numeração é muito melhor do que o sistema que foi utilizado entre 1984 e 1986 que era extremamente confuso.

    • Frederico Silva on 03/01/2010 at 15:34
    • Responder

    Perdoem-me a ignorância mas porque é que a missão STS-134 vai acontecer antes da STS-133, pensava que as missões decorriam de ordem numérica?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.