Lanchar com o Nero

nero

Por todo o planeta está a ser difundida uma noticia que é mentira.

“Arqueólogos em Roma descobriram na última terça-feira o que acreditam ser as ruínas de um salão giratório para banquetes do imperador romano Nero.” Esta parte é verdade.
“O movimento da sala era possível graças a quatro mecanismos de esferas, impulsionados por um constante fluxo de água.” Isto também é verdade.

O objectivo era impressionar os convidados. Isto também é verdade.

A parte que é mentira: “acredita-se que a estrutura girava em torno de um pilar central, noite e dia, para imitar o movimento da Terra”.
Se fizerem uma pesquisa no Google encontram centenas de links com noticias a dizerem isto, e que é uma conclusão puramente mentirosa.
Leiam, por exemplo, no Brasil, e em video na BBC:

Leiam, em inglês: New York Times, Physics.org, MSNBC, USAToday, Washington Post, Huffington Post, Dallas News, NPR, etc.
O grande problema é copiarem-se uns aos outros, sem consultarem outras fontes, nem sequer pensarem racionalmente.

Safa-se o jornal português Diário de Noticias (apesar da analogia enganosa ao Sol!), que cita um especialista: “A principal sala de banquetes era circular e rodava perpetuamente dia e noite, imitando o movimento dos corpos celestes”, escreveu o historiador Suetonius.” Leiam mais, aqui.

Ou seja, na realidade o que os especialistas dizem, lendo os artigos originais (“circular, and constantly revolving, day and night like the heavens”), é que a sala de banquetes parece imitar o movimento do céu, e não da Terra!!
E note-se também que não se tem a certeza se a sala rodava toda, ou se era somente um movimento aparente, em que o que rodava realmente era o tecto: “It is now a topic of great discussion whether the entire room actually revolved, or if it was just the ceiling.”

Na altura, pensava-se que a Terra estava parada no centro do Universo, e o resto rodava à volta dela – naquilo a que se chama Geocentrismo.
Assim, o que a sala parece representar, é o imperador Nero, e os seus convidados, “parados no centro do Universo”, enquanto os céus rodavam à sua volta – Nero seria, assim, o que de mais importante existia no Universo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.