Minhocas no topo

minhocas

Da wikipedia:
“As minhocas são animais (…) distribuídas pelos solos úmidos de todo o mundo, algumas de apenas centímetros e outras com um a dois metros de comprimento. (…) O seu corpo é formado por anéis (segmentos corporais). (…) Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos), escavam galerias e canais, buscando abrigo e restos vegetais, seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. Elas são, portanto, animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens, que compõem o húmus.
As minhocas têm o corpo cilíndrico, alongado, com a boca e o ânus, em extremidades opostas (…).
As minhocas são hermafroditas, pois cada indivíduo tem testículos e ovários, ou seja, podem se preproduzir sozinhas. No entanto, o animal não se reproduz sozinho, dependendo sempre da união com outro para a troca de espermas, o que é chamado de fecundação cruzada. (…) Cada um dos vermes produz um casulo cheio de ovos, depositando-o no solo. Após alguns dias, pequenos vermes saem dos casulos.”
Podem ler aqui, em inglês.
minhoca
As minhocas são “muito importantes na vida do solo, contribuindo para sua fertilização, drenagem e oxigenação. A minhoca ao comer a matéria orgânica em decomposição gera húmus que é um adubo eficiente para as plantas.”

Vem tudo a propósito deste novo livro: “What on Earth Evolved? 100 Species that changed the World“, do Christopher Lloyd.
what on earth evolved?
“What is life? Why have creatures evolved as they are? Which species have been the most successful? Where does humanity fit in? Christopher Lloyd leads us on an extraordinary journey, from the birth of life to the present day, as he attempts to answer these questions and to explain, in a jargon-free way, the phenomena that we call ‘life on Earth’.”
Também se pode ler aqui:
“In our planet’s highly competitive history, a few species have been conspicuously successful. Humankind, for one, but also ants, potatoes, tulips, and sheep. Within the stories of these influential species lies the story of life on Earth.”
Segundo o Público:
“Quais serão as espécies com maior sucesso evolutivo no planeta? O ego levar-nos-á a pensar em nós próprios, os pessimistas pensaram nas bactérias, os mais dados a mitos pensarão nas baratas. Mas no novo livro What on Earth Evolved?, Christopher Lloyd faz as contas e chega a uma conclusão que agradaria a Charles Darwin: As minhocas são a espécie de maior sucesso evolutivo!
As minhocas, diz o autor, sobreviveram a cinco grandes extinções de vida na Terra e tornaram a civilização humana possível, ao produzirem e fertilizarem o solo, onde nascem as plantas de que os animais, como nós, se alimentam: “Nós só por cá andamos há uns 160 mil anos e o antepassado directo das minhocas surgiu há 600 milhões de anos”.
E quanto aos humanos, em que posição nos coloca Lloyd? Num honroso sexto lugar, depois de algas (que produzem oxigénio vital para nós e todos os outros animais respirarem) e de cianobactérias.
Mas ainda assim à frente dos corais, das leveduras, do vírus da gripe – e do fungo que dá origem à penicilina.”

Eu colocaria as cianobactérias à frente… sobretudo pelo que elas fizeram à atmosfera da Terra…
Mas recomendo este livro, porque nos (aos Humanos) põe realmente no “nosso lugar”, no meio da espantosa biodiversidade existente neste ponto azul-claro a que chamamos Terra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.