A nova edição da Revista CAIS (conhecida como sendo distribuída pelos sem-abrigo) é dedicada ao Ano Internacional da Astronomia.
A apresentação/lançamento desta nova edição será feita hoje, 20 de Outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Informação recebida do Ciência Viva:
“A Ciência Viva e a Comissão Nacional para o Ano Internacional da Astronomia associaram-se à revista CAIS para lançar uma edição especial que alia a divulgação científica à espectacularidade das imagens sobre o Universo, e onde o público poderá saber mais sobre os investigadores e as empresas portuguesas que todos os dias trabalham na linha da frente da investigação espacial.
Esta edição da revista CAIS será lançada no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, no dia 20 de Outubro às 18 horas. Estarão presentes, para além de astrónomos e associações que desenvolvem trabalho de intervenção social, o comissário nacional para o AIA 2009, João Fernandes, o presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia, Miguel Avillez, e o director da CAIS, Henrique Pinto.
Ao longo do dia os visitantes do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva poderão ainda contar com sessões gratuitas de planetário, e no final serão oferecidos alguns exemplares da revista.
A Ciência Viva vem assim convidar todos os astrónomos e público interessado a juntarem-se a nós neste dia muito especial em que juntamos ciência e solidariedade social. A entrada para a sessão é livre.”
No Ciência Hoje:
“Os portugueses que trabalham na linha da frente da investigação espacial vão estar em destaque na próxima edição, a de Novembro, da revista «Cais», que será lançada no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, dia 20, às 18 horas. A iniciativa conta com o apoio do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) e da Ciência Viva.
A revista vai aliar a divulgação científica às espectaculares imagens do Universo. O público ficará a saber mais sobre os cientistas portugueses que trabalham na Agência Espacial Europeia e no Observatório Astronómico do Sul.”
Na Visão:
“A revista Cais lança terça-feira uma edição especial exclusivamente dedicada a um tema científico, a astronomia, dando particular destaque aos investigadores e empresas que contribuem para a exploração espacial em Portugal.
Trata-se, nas palavras de Henrique Pinto, director da Cais, de explicar e tornar acessível, sobretudo às camadas mais jovens, um saber que não tem estado próximo do público.”
No Destak:
“Entre imagens espectaculares do Universo, os leitores ficarão a conhecer melhor os cientistas que trabalham na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Astronómico do Sul (ESO), poderão ler um balanço feito pela astrofísica Teresa Lago das conquistas e desafios dessas organizações, bem como uma resenha histórica, desde as manifestações mais remotas ao trabalho de Pedro Nunes, pioneiro da Ciência em Portugal.
Em destaque nesta edição de 64 páginas estarão também duas empresas nacionais que produzem tecnologia de ponta para o mercado aeroespacial internacional, a Critical Software e a Active Space Technologies, bem como entrevistas com os vencedores das Olimpíadas Nacionais da Astronomia.”
No De Rerum Natura:
“Para além de promover a divulgação da Astronomia ao público em geral, é sobretudo uma forma de “integração, inclusão e capacitação social de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza, através do Conhecimento e do enriquecimento intelecto-cultural proporcionado pela visão de um ‘admirável mundo novo’ que será, de facto, para estas pessoas, o contacto com a Astronomia, em particular, e com a Ciência e Tecnologia, no geral”, explica Amílcar Fidélis, da direcção editorial da revista.”
No PDF do AIA2009:
“”No contexto da missão de promover a cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa, a publicação de uma edição da revista CAIS exclusivamente dedicada a um tema científico permite-nos chegar a uma parte da população que está normalmente mais afastada da ciência e da tecnologia. Vai ser um canal privilegiado para dar a conhecer a importância da ciência no desenvolvimento da sociedade moderna, e no desenvolvimento futuro do nosso próprio país”, sublinha Ana Noronha, directora executiva da Ciência Viva.
Para o Comissário Nacional do AIA 2009, João Fernandes, “a associação entre AIA e a revista ‘CAIS’ é uma forma original de transmitir uma das ideias mais fortes das celebrações do Ano Internacional da Astronomia: a Astronomia como veículo de progresso social, cultural e científico/tecnológico das nações”.
Últimos comentários