Após tantos fins de semana de tempo nublado e de chuva, tivemos a benção de um sábado de céu limpo, e o que é mais, quase sem humidade.
Fez frio.
Não tanto como já fez noutras ocasiões, mas a temperatura veio para os 0ºC.
Estivemos por lá nada menos de 15. Entre outros de quem não registei o nome estiveeam: Alberto, José Ribeiro, Luís Evangelista, Ulisses, Rui Branco, Luís Campos, Paulo Mesquita, Francisco, etc.
O grande objecto da noite é a M42 e o Trapézio. No 15 polegadas tivemos as 6 estrelas do trapézio e uma espectacular nebulosa.
M1, NGC 1514 (nebulosa planetária em Touro), Esquimó, enxames abertos M41, M46, M93 e um TOUR pelos enxames de Cão Maior, com um limite a magnitude 12, ocuparam uma parte da noite.
Ainda que discretos conseguimos a nebulosa da Cabeça do Cavalo, a nebulosa do Cone, no topo do enxame aberto “Árvore de Natal” e a nebulosa Roseta.
Fizemos várias tentativas de separar SIRIUS. Mas Sirius B não se deixou ver.
Marte pouco deixou ver devido a alguma turbulência, mas foi claramente detectada a calote polar.
Fizemos também algumas experiências com um Star analyser, um espectroscópio de baixa resolução. Facilmente foram detectadas linhas de absorção em várias estrelas, nas bandas Halfa, Hbeta e Hgama. Na estrela Gama de Cassiopeia (NAVI)foi também facilmente detectada a linha de emissão em Halfa.
Foi uma noite bem interessante, mais uma à moda da Atalaia.
Alberto
Últimos comentários