BeiDou-2 ‘Compass-G1’ em órbita

A China levou a cabo o primeiro lançamento orbital de 2010 ao colocar em órbita um novo satélite de navegação para o seu sistema COMPASS. O lançamento teve lugar às 1612:04UTC do dia 16 de Janeiroe foi levado a cabo por um foguetãoChang Zheng-3Ca partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xi Chang, província de Sichuan.

O satélite BeiDou-2 ‘Compass-G1’ é o segundo satélite geostacionário a ser colocado em órbita após o lançamento do BeiDou-2 ‘Compass-G2’ que teve lugar às 1616:03UTC do dia 14 de Abril de 2009.

Previsto para ter lugar em 2009, o lançamento deste novo satélite reinicia uma série de lançamentos orbitais por parte da China para completar a constelação Compass.

Esta constelação de satélites irá consistir em 35 veículos em órbita, incluindo 30 satélites em órbitas médias com nove satélites em cada plano orbital e cinco satélites em órbita geossíncrona. Os satélites irão transmitir sinais nas frequências 1195,14 – 1219,14 MHz, 1256,52 – 1280,52 MHz, 1559,05 – 1563,15 Mhz e 1587,69 – 1591,79 MHz. É interessante referir que alguns dos sinais se sobrepõem ao sinais da rede Galileu e do código GPS. Os satélites BeiDou-2 foram desenvolvidos tendo por base a plataforma DFH-3 e têm uma vida útil de 3 anos.

O Sistema de Satélites de Navegação Compass (SSNC) é o sistema de navegação por satélite de segunda geração da Chinacapaz de proporcionar um sinal contínuo de geoposicionamento tridimensional global, além de medição de velocidade. O sistema será inicialmente utilizado para fornecer serviços de posicionamento de alta-precisão para os utilizadores na China e nas regiões vizinhas, cobrindo uma área de cerca de 120 graus de latitude no Hemisfério Norte. O objectivo a longo termo é o de desenvolver uma rede de navegação por satélite similar ao GPS norte-americano e ao GLONASS russo.

Tal como os sistemas norte-americano e russo, o SSNC tem dois tipos de serviço: um serviço civil com uma precisão de 10 metros na posição do utilizador, 0,2 m/s na velocidade e 50 nanossegundos no tempo; e um serviço militar ou autorizado, com maiores precisões. A primeira fase do projecto verá a cobertura do território chinês, mas no futuro a constelação Compass irá cobrir todo o globo.

Este foi o terceiro lançamento do foguetãoChang Zheng-3C. Este foguetão foi desenvolvido para preencher a lacuna entre o foguetãoChang Zheng-3A e o foguetãoChang Zheng-3B, tendo uma capacidade de colocar 3.800 kg numa órbita de transferência para a órbita geossíncrona. Este é um lançador a três estágios semelhante ao CZ-3B mas somente com dois propulsores laterais de combustível líquido no primeiro estágio.

O desenvolvimento do CZ-3C foi iniciado em Fevereiro de 1999. O foguetão tem uma massa no lançamento de 345.000 kg. Os dois primeiros estágios bem como os dois propulsores laterais consomem propolentes hipergólicos enquanto que o terceiro estágio consome propolente criogénicos. O comprimento total do lançador é de 54,838 metros, com um diâmetro de 3,35 metros no estágio principal e 3,00 metros no terceiro estágio.

Este foi o 123º lançamento com sucesso por parte da China, sendo o 122º lançamento de um foguetão da família Chang Zheng (Longa Marcha, em português).

Equipado com duas plataforma de lançamento (LC2 e LC3), o Centro de Lançamento de Satélites de Xi Chang está situado na província de Sichuan no Sudoeste da China e é o local preferencial para o lançamento de satélites para a órbita geostacionária. O centro tem uma via férrea própria e uma auto-estrada directa para o local de lançamento. O Centro de Comando e Controlo está localizado a sete quilómetros das plataformas de lançamento, proporcionando o controlo de voo e segurança durante os lançamentos e ensaios.

Outras instalações em Xi Chang incluem o centro de controlo, os sistemas de abastecimento, os sistemas de comunicações para o comando do lançamento, telefone e comunicações de dados para os utilizadores, além de equipamento de suporte para monitorização meteorológica e previsão meteorológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.