Observação Nocturna no dia 22 de Janeiro de 2010, no Castro de S. Lourenço.
———————————————-
Na terça-feira, 24 de Novembro de 2009, a partir das 20h30, o Grupo dos Amigos do Museu, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde e com o Grupo dos Amigos do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, convida-o a observar “Astros nos Castros”.
Esta iniciativa pretende assinalar o Ano Internacional da Astronomia e consiste na observação nocturna do céu na Cividade de Terroso, um dos Castros de maior importância da Península Ibérica.
O intuito de “Astros nos Castros” é assinalar o Ano Internacional da Astronomia e, ao mesmo tempo, mostrar a importância destes sítios arqueológicos.
Os Castros são ruínas ou restos arqueológicos de um tipo de povoado da Idade do Ferro característico da Península. Quase sempre localizados no topo de montes, para permitir o controle táctico e obter maior segurança, quando apresentam maiores dimensões e importância são designados por Cividade ou Citânia.
Na Póvoa de Varzim está localizada a Cividade de Terroso onde, na próxima semana, poderá desfrutar desta iniciativa.
Lampiões guiavam o caminho desde o Núcleo Arqueológico até à Cividade de Terroso. No topo, dois telescópios ligados a computadores mostravam o que todos queriam ver: os astros.
A chuva colaborou e não apareceu para estragar os planos do Museu Municipal que, em conjunto com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde e com o Grupo dos Amigos do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, organizaram esta actividade.
Mais de setenta pessoas – famílias, estudantes de arqueologia, habitantes de Terroso, que “aproveitaram” esta iniciativa para conhecer o local, etc. – responderam ao desafio e subiram ao Monte da Cividade de Terroso para observar o céu.
Últimos comentários