O Big Bang é actualmente a teoria cientificamente mais aceite para a origem do Universo. Ou melhor, é o modelo científico que cientificamente melhor explica o desenvolvimento do universo do momento imediatamente posterior ao seu surgimento, em que estava num estado extremamente denso e quente, até os dias de hoje – 13,7 mil milhões (bilhões no Brasil e EUA) de anos após esse surgimento.
A teoria basicamente explica a expansão do Universo após o tempo de Planck, mas não tem por objectivo explicar o que causou a criação do universo, ou o que existia antes disso!
Podem ler muito mais sobre isto, em português, aqui. Incluindo alguns dos seus problemas.
E neste post, até pusemos em causa a existência de um Big Bang.
Vejam agora esta interessante (e por vezes, confusa) palestra do Roger Penrose sobre o Big Bang, sobre diversas teorias para explicar o que existia antes do Big Bang, sobre a forma do Universo, etc.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O vídeo acima não abre! Gsotaria de saber sobre as considerções filosófocas referentes ao “antes do Big bang”, minha área é Filosia da Ciência.
Grato Artur
Author
Tiraram os vídeos do Youtube
Mas na prática, Antes do Big Bang, nada se sabe
Esta semana saiu na Folha de São Paulo uma pesquisa feita entre os brasileiros sobre Evolucionismo e Criacionismo. E o que se descobriu é que a maior parte dos brasileiros são bem “diplomáticos”. Aceitam o Evolucionismo, mas acreditam que, se não houvesse um Criador para direcionar a evolução esta não caminharia do jeito que foi.
Você me deixou curiosa com o livro. Fui no blog. Muito interessante!
Author
Há um livro de um português que começa assim… com o tédio

Chama-se “Diário de um Deus Criacionista”.
E é muito engraçado/satírico

O Deus é Católico… mas mais criacionista
http://diariodeuscriacionista.blogspot.com/
Sempre achei que antes do big bang era o tédio.