O Big Bang é actualmente a teoria cientificamente mais aceite para a origem do Universo. Ou melhor, é o modelo científico que cientificamente melhor explica o desenvolvimento do universo do momento imediatamente posterior ao seu surgimento, em que estava num estado extremamente denso e quente, até os dias de hoje – 13,7 mil milhões (bilhões no Brasil e EUA) de anos após esse surgimento.
A teoria basicamente explica a expansão do Universo após o tempo de Planck, mas não tem por objectivo explicar o que causou a criação do universo, ou o que existia antes disso!
Podem ler muito mais sobre isto, em português, aqui. Incluindo alguns dos seus problemas.
E neste post, até pusemos em causa a existência de um Big Bang.
Vejam agora esta interessante (e por vezes, confusa) palestra do Roger Penrose sobre o Big Bang, sobre diversas teorias para explicar o que existia antes do Big Bang, sobre a forma do Universo, etc.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O vídeo acima não abre! Gsotaria de saber sobre as considerções filosófocas referentes ao “antes do Big bang”, minha área é Filosia da Ciência.
Grato Artur
Author
Tiraram os vídeos do Youtube 🙁
Mas na prática, Antes do Big Bang, nada se sabe 😉
Esta semana saiu na Folha de São Paulo uma pesquisa feita entre os brasileiros sobre Evolucionismo e Criacionismo. E o que se descobriu é que a maior parte dos brasileiros são bem “diplomáticos”. Aceitam o Evolucionismo, mas acreditam que, se não houvesse um Criador para direcionar a evolução esta não caminharia do jeito que foi. 🙂
Você me deixou curiosa com o livro. Fui no blog. Muito interessante!
Author
Há um livro de um português que começa assim… com o tédio
😛
Chama-se “Diário de um Deus Criacionista”.
E é muito engraçado/satírico 🙂
O Deus é Católico… mas mais criacionista 😛
http://diariodeuscriacionista.blogspot.com/
Sempre achei que antes do big bang era o tédio. 😉