Descobertos animais que não precisam de oxigénio

oxygen free
Pela primeira vez, descobriram-se animais que não precisam de oxigénio!!

Mais uma vez se percebe que ainda há muito por descobrir na Terra, em termos de biologia.
Mas uma vez se percebe que existe vida na Terra que é muito estranha.
Mais uma vez se percebe que algumas das restrições que impomos para a possibilidade de vida extraterrestre, não passam de antropocentrismos/geocentrismos infundados, assentes numa tremenda falta de imaginação e conhecimento.

vida estranha

Público:
“(…)
Está provado. Há animais em locais da Terra que vivem sem oxigénio. Cientistas italianos olharam para o fundo do Mediterrâneo e descobriram três espécies que respiram sem a nossa molécula vital.
(…)
As espécies pertencem a um dos filos do Reino animal menos conhecidos, os Loricifera. São seres que mal atingem um milímetro, têm um corpo mole protegido por uma concha especial e que foram descobertos há poucas décadas.
“É um mistério muito grande como é que estes seres vivem sem oxigénio porque até agora pensávamos que só as bactérias pudessem fazer isto”
(…)
O investigador fez parte de uma equipa que na última década realizou três expedições a L’Atalante, uma região na base do Mediterrâneo que fica a 3,5 quilómetros de profundidade e a 200 quilómetros da costa Oeste da ilha de Creta, na Grécia.
Aqui, a base do mar tem uma concentração de sal tão grande que não há espaço para o oxigénio.
(…)
Segundo Donovaro, estas espécies representam “uma adaptação tremenda para animais que evoluírem em condições com oxigénio”.
No entanto há discórdia. Um comentário escrito sobre o artigo publicado na mesma revista, dos autores Marek Mentel, bioquímico da Eslováquia e William Martin, um botânico alemão, defende um passado sem oxigénio.
“A descoberta de vida animal em ambientes sem oxigénio dá o vislumbre do que foi boa parte do passado ecológico da Terra, antes do aumento dos níveis do oxigénio marinho em profundidade e do aparecimento dos primeiros grandes animais no registo fóssil, há cerca de 550-600 milhões de anos”, escrevem os autores.
O oxigénio só existe na atmosfera devido à fotossíntese das plantas e as grandes quantidades com que vivemos apareceram antes do início do Câmbrico, há 542 milhões de anos.”
Todo o artigo.

Ciência Hoje:
“Encontradas três espécies que vivem sem oxigénio.
Têm um milímetro e habitam no mar Mediterrâneo a três mil metros de profundidade.
Desde que, há quase 250 anos, se determinou pela primeira vez que o oxigénio é um elemento imprescindível para a vida, nenhum cientista, em nenhuma parte do mundo, encontrou alguma vez um animal capaz de viver sem este elemento.
Uma equipa de cientistas dinamarqueses e italianos localizaram não um mas três animais pluricelulares diferentes que são capazes de viver e reproduzir-se em sedimentos anóxicos (sem oxigénio) a três mil metros de profundidade nas águas do Mediterrâneo.
Esta descoberta, recentemente publicada na Nature, alterará radicalmente tudo o que achávamos saber sobre o limite da vida.
Até ao momento, as únicas criaturas conhecidas capazes de viverem em ambientes sem oxigénio eram os vírus, as bactérias e alguns microrganismos unicelulares.
Os cientistas acabaram por dar a volta ao que se julgava saber ao encontrarem as três espécies capazes de passar toda a vida sem necessidade de oxigénio no fundo do Mediterrâneo.”
Leiam o resto do artigo, aqui.

BBC:
“Scientists have found the first animals that can survive and reproduce entirely without oxygen, deep on the floor of the Mediterranean Sea.
(…)
before this discovery, “no one had found [animals] capable of living and reproducing entirely in the absence of oxygen”.
(…)
“Perhaps scientists have been looking for them in all the wrong places.”
(…)
Considering the implications of creatures which can exist without oxygen, she said that greater study of animal-microbe interactions in the extreme environment of Earth’s oceans could help answer questions about the possibility of life existing on other planets with different atmospheres.”

Astrobiology Magazine:
“In the depths of the Mediterranean Sea, a team of researchers has discovered the first animals that live their entire lives without oxygen. Instead, the animals thrive in an environment surrounded by ‘poisonous’ sulphides. Previously, only microbes and viruses were thought to be active in such environments.”

Daily Galaxy:
“New Species Living Without Oxygen Point to Future Discovery of ET Lifeforms.
(…)
The creature has specialized organelles so that it can survive without oxygen and gives a hint at possible types of lifeforms awaiting discovery in off-planet habitats such as Jupiter’s Europa.
A wide variety of single-celled organisms that live anaerobically, without oxygen, have been discovered in the past, usually deep underwater or deep underground. But researchers had not found a multi-cellular or metazoan animal that did so until now — the giant tube worms that live by hydrothermal vents, for instance, rely on dissolved oxygen.”

2 comentários

  1. poderia multigeneticar plantas para plantarem em marte né ou por em marte alguma maquina que produza oxigenio ou tbm po microorganismos que talvez produzam oxigenio e pegar agua de outro planeta que nao mostre muito interesse humano que tenha agua e levar para marte isso demoraria uns tempao mas se consseguisem poderia ajudar

    • alan oliveira on 26/07/2014 at 21:50
    • Responder

    estava procurando na internet, animais que não respiravam para o meu trabalho de ciências e sem querer encontro este artigo falando sobre o assunto.me ajudou muito. espero que novas descobertas como essa possam ser descobertas. mas uma vez a ciência nos surpreendendo com novas descobertas. não que eu fosse um descrente dessas descobertas extraordinárias. daqui alguns dias vamos conviver com um mundo de seres de outros planetas e galáxias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.