They Live – Eles Vivem, em português, – é um filme de ficção científica de 1988, que basicamente nos diz que os extraterrestres invadiram a Terra, andam entre nós, estão por todo o lado, e controlam tudo e todos na Terra.
No filme, só com óculos escuros especiais, se consegue ver a face verdadeira dos extraterrestres e as mensagens subliminares que eles nos transmitem.
A ideia dos extraterrestres é dominar a nossa mente. E fazem isso através da comunicação social e da propaganda. Levando a um “estado de dormência” da mente humana…
As mensagens subliminares são deste tipo: “Obedeça”, “Não questione a autoridade”, “Consuma”, “Compre”, “Veja TV”, “Conforme-se”, “Permaneça dormindo”, “Acredite”, “Dinheiro é o seu Deus”, etc.
Este filme tem excelentes críticas sociais.
Com este filme John Carpenter critica a sociedade ocidental atual, seguidora de modas, em que tudo é aparências, em que se aniquila a consciência individual, em que a maior parte das pessoas andam em “rebanhos” não-pensantes, em que se endeusa o materialismo e o consumismo, etc.
Carpenter também critica a atual democracia, considerando que é uma ditadura disfarçada de alguns.
É um filme que se alimenta das “conspirações” de que somos governados contra os nossos interesses próprios…
Pessoalmente, adoro este filme e só gostava de saber onde se compram os óculos escuros especiais para ver alienígenas e onde se compram os relógios que abrem um portal no chão.
4 pings
[…] O filme também promove a paranoia que mulheres e motoqueiros aparentemente humanos, podem na verdade ser extraterrestres disfarçados. Ou seja, os extraterrestres podem estar entre nós, sem os notarmos, como no filme Eles Vivem. […]
[…] E, claro, temos a paranoia de pensar que os extraterrestres estão ao nosso redor, mas nós é que não nos damos conta deles, como no filme Eles Vivem. […]
[…] A ideia inicial do filme é excelente, apesar de ser uma conspiração/paranoia: a de que vivemos rodeados de extraterrestres, apesar de não nos darmos conta disso. É uma ideia igual à do excelente filme Eles Vivem. […]
[…] O filme tem parecenças com vários filmes, apesar de ter os jovens como audiência-alvo. Mas não me parece que seja plágio de outros filmes, mas sim uma homenagem à excelente ficção científica, até porque eles mencionam alguns filmes durante os diálogos. Provavelmente os filmes mais homenageados são: Invasion Of The Body Snatchers, The Thing e Eles Vivem. […]