No passado dia 15 e 16 de Maio, no céu limpo podia ver-se um encontro entre o planeta Vénus e a Lua em fase Crescente. Esta conjunção proporcionou cenários fantásticos um pouco por todo o mundo.
Aqui em Portugal, escolhi um local memorável e repleto de história para registar as imagens que aqui partilho com todos os leitores deste blog. Tratou-se do Castelo de São Jorge, com uma vista fantástica sobre toda a cidade e baixa lisboeta. Foram várias as imagens que fiz, incluindo duas panorâmicas que podem ser vistas nos links abaixo.
Pelo facto de a Lua se encontrar cerca de 3% iluminada, a parte que se encontra na sombra, torna-se também visível pelo já conhecido fenómeno e efeito chamado de “Earthshine”, que consiste na luz reflectida pelo próprio planeta Terra, que ilumina a parte escura da Lua, tornando-a visível nos primeiros 2 a 3 dias a seguir à lua nova, ainda na fase crescente.
Aproveito para agradecer aqui, a amabilidade das pessoas responsáveis pelo Castelo que gentilmente e prontamente me concederam a autorização para registar esta imagens. O meu expressivo obrigado para o Dr. Hugo Farizo, Susana Ramos e Ana Mota.
Para verem todas as imagens por favor cliquem aqui.
Entretanto para saberem todas as informações sobre o Castelo e sobre este património nacional consultem este link.
2 comentários
1 ping
Belas imagens, Miguel!
Também tive oportunidade de assistir ao espectáculo no passado Sábado… num cenário muito mais pobre, é certo. Excelente escolha o Castelo de São Jorge.
Excelente, Miguel ! 😀
[…] uma fotografia do nosso Miguel Claro, feita no Castelo de S. Jorge, e que ele já tinha dado conta neste post. Posts relacionados:Revista SolarMemória do tempoSerá Pandora um mundo real?São Jorge […]