Em 27 de maio de 2010 Miguel Claro flagrou o nascer da Lua cheia por trás das muralhas do belíssimo Castelo de Sesimbra.
O Castelo de Sesimbra, também conhecido como Castelo dos Mouros, situa-se na vila de mesmo nome, Freguesia do Castelo, Concelho de Sesimbra, Distrito de Setúbal, em Portugal.
Embora chamado de “Castelo dos Mouros”, o Castelo de Sesimbra foi na verdade inteiramente construído por cristãos. O castelo anterior (esse sim, de edificação muçulmana) fora tomado pelos portugueses em 1165, depois da derrota infligida ao rei de Badajoz por D. Afonso Henriques, que tinha enfrentado o mouro mais a sua tropa a caminho de Palmela. E desse “castelo dos mouros” de Sesimbra só ficou mesmo o nome, parte dos alicerces e pedras aproveitáveis, porque os próprios muçulmanos o arrasaram em 1191. Para saber mais detalhes sobre a história do Castelo de Sesimbra, clique aqui.
Este castelo medieval ergue-se em posição dominante sobre uma falésia, em uma enseada que se constitui em porto natural na península de Setúbal, entre os estuários do rio Tejo e o do rio Sado, próximo do cabo Espichel.
Recomendamos acessar a galeria de Miguel Claro no link: http://miguelclaro.com
._._.
1 comentário
Estão excelentes estas imagens.
Eis a transdiciplinariedade entre ciência, arte e história.
Bem é caso para se dizer que “andamos todos na Lua…”, e certamente que andamos bem!
Saudações,
Manuel pessôa-Lopes