O cometa McNaught será visível a olho nu no final do mês de junho de 2010.
O cometa C/2009 R1 (McNaught) já está mostrando sua cauda impressionante e por enquanto pode ser observado apenas com binóculos ou telescópios.
A imagem acima, feita em 06 de junho do Observatório Altamira, nas Ilhas Canárias, cobre uma faixa do céu com cerca de 5º e mostra sua maravilhosa coma verde e uma longa cauda única à frente dos rastros de estrelas distantes.
Embora a previsão da intensidade do brilho de cometas seja algo notoriamente difícil, as atuais estimativas dizem que o Cometa McNaught ficará visível a olho nu para observadores do hemisfério norte no final de junho antes do nascer do sol e no final de julho após o pôr do sol.
Descoberto por Robert McNaught em 2009, esta bola de gelo a orbitar o Sol passará pela Terra dentro de alguns dias semana e se derreterá, soltando fragmentos à medida que se aproxima do Sol até o início de julho de 2010. Depois de atingir aproximadamente a metade da distância Terra-Sol ao Sol, o cometa deverá evanescer à medida que se direciona para fora do sistema solar interior.
Imagem:
APOD: Comet McNaught Becoming Visible to the Unaided Eye – Crédito: Jose Francisco Hernandez (Altamira Observatory)
1 comentário
universetoday.com…
já agora, também aqui 🙂
http://www.universetoday.com/2010/06/09/a-new-comet-mcnaught-could-be-seen-with-naked-eye/