Será que a Biodiversidade tem futuro?

Stuart Pimm é um importante cientista norte-americano que se tem dedicado a investigar a actual perda de biodiversidade no planeta e a restauração de ecossistemas. Foi-lhe recentemente atribuído o Tyler Prize 2010, que distingue cientistas com um grande contributo para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. A este propósito, o grande biólogo de Harvard Edward Wilson afirmou que o trabalho de Stuart Pimm é um verdadeiro símbolo da conservação ambiental.

Stuart Pimm decidiu tornar-se biólogo da conservação e dedicar-se à investigação das causas da perda global da biodiversidade após observar a extinção de espécies no Hawaii nos anos 1970’s.

Publicou mais de 200 artigos científicos, incluindo três artigos nas revistas Nature e Science e vários livros, dos quais se destaca “The World according to Pimm: a scientist audits the Earth”, a sua avaliação do futuro da biodiversidade. Os seus trabalhos de investigação abordam as causas e a velocidade de extinção das espécies, os padrões globais de perda de habitat e de extinção, o impacto das espécies introduzidas e as consequências para a gestão da biodiversidade.
O Institute of Scientific Information reconheceu-o como um dos cientistas mais citados do mundo em 2002 e foi eleito para a American Academy of Arts and Sciences em 2004. Stuart Pimm recebeu vários prémios, incluindo o Marsh Prize da Zoological Society of London (2004), o William Proctor Prize for Scientific Achievement da Sigma Xi Scientific Research Society (2007) e, recentemente, o Tyler Prize for Environmental Achievement (2010).

Vai dar hoje, às 17h, uma palestra no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra.

Leiam mais, aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.