Será que a Biodiversidade tem futuro?

Stuart Pimm é um importante cientista norte-americano que se tem dedicado a investigar a actual perda de biodiversidade no planeta e a restauração de ecossistemas. Foi-lhe recentemente atribuído o Tyler Prize 2010, que distingue cientistas com um grande contributo para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. A este propósito, o grande biólogo de Harvard Edward Wilson afirmou que o trabalho de Stuart Pimm é um verdadeiro símbolo da conservação ambiental.

Stuart Pimm decidiu tornar-se biólogo da conservação e dedicar-se à investigação das causas da perda global da biodiversidade após observar a extinção de espécies no Hawaii nos anos 1970’s.

Publicou mais de 200 artigos científicos, incluindo três artigos nas revistas Nature e Science e vários livros, dos quais se destaca “The World according to Pimm: a scientist audits the Earth”, a sua avaliação do futuro da biodiversidade. Os seus trabalhos de investigação abordam as causas e a velocidade de extinção das espécies, os padrões globais de perda de habitat e de extinção, o impacto das espécies introduzidas e as consequências para a gestão da biodiversidade.
O Institute of Scientific Information reconheceu-o como um dos cientistas mais citados do mundo em 2002 e foi eleito para a American Academy of Arts and Sciences em 2004. Stuart Pimm recebeu vários prémios, incluindo o Marsh Prize da Zoological Society of London (2004), o William Proctor Prize for Scientific Achievement da Sigma Xi Scientific Research Society (2007) e, recentemente, o Tyler Prize for Environmental Achievement (2010).

Vai dar hoje, às 17h, uma palestra no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra.

Leiam mais, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.