No fim de semana de 6 e 7 de Junho, o Pedro Almeida, o Miguel Pinto e eu, fomos ao Observatório de Constância para mais uma noite de observações.
Chegamos lá por volta das 19 horas e fomos jantar. Como sempre e como a observação é sinonimo de convívio jantamos no parque do do Observatório, fizemos um piquenique.
Durante o jantar eu fiz uma pequena experiência, com uma maquina de fotografar compacta tirei um foto do planeta Vénus.
O telescópio de 250 mm
Nos os três para a fotografia 🙂
O telescópio de 500 mm
A noite estava bastante fria o com muitas nuvens, mas deu para fazer observações.
Estavam muitos escuteiros, a ter uma visita guiada pelo céu, ainda deu para ver Marte, Vénus, Saturno e o enxame aberto M41. Mas como estavam algumas nuvens, tornou-se difícil observar mais objectos.
A ida a Constância, foi essencialmente para o Miguel Pinto fazer filmagens no telescópio de 500 mm . O filme que foi feito será mostrado proximamente neste blog.
1 comentário
Esse era um dos passseios mensais que faziamos em família. Só que era na Serra da Piedade, Minas Gerais, no Brasil. Uma vez por mês o Observatório era aberto ao público, com palestras e imensas lunetas com monitores ajustando e explicando a cada um que observava. Meus meninos tinham 5 e 6anos e adoravam espiar o céu. Saudades… São Paulo não tem céu. 🙁