VISTA Observa a Galáxia do Escultor

Galáxia do Escultor

O telescópio VISTA, situado no Observatório do Paranal, Chile, obteve uma nova imagem espectacular da Galáxia do Escultor (NGC 253), imagem essa que faz parte da sua primeira grande campanha observacional.
Ao observar no infravermelho, a visão do VISTA é menos afectada por poeira, revelando uma imensidão de estrelas frias, assim como uma barra de estrelas proeminente que atravessa a região central.
A imagem VISTA fornece imensa informação nova sobre a história e o desenvolvimento desta galáxia.

A Galáxia do Escultor (NGC 253) situa-se na constelação com o mesmo nome e é uma das galáxias mais brilhantes do céu.
É suficientemente brilhante para poder ser observada com uns bons binóculos e foi descoberta por Caroline Herschel, em Inglaterra em 1783.

NGC 253 é uma galáxia espiral situada a cerca de 13 milhões de anos-luz de distância.
É o membro mais brilhante de um pequeno conjunto de galáxias chamado Grupo do Escultor, um dos grupos mais próximos do nosso próprio Grupo Local.
Parte da sua proeminência na radiação visível deve-se ao seu estatuto de galáxia de starburst (galáxia com formação estelar explosiva), o que quer dizer que se encontra a formar estrelas muito rapidamente.

NGC 253 tem igualmente muita poeira, a qual obscurece bastantes regiões da galáxia (eso0902).
Vista a partir da Terra, a galáxia encontra-se de tal modo disposta no céu que os braços em espiral são claramente visíveis nas zonas mais exteriores, e vê-se igualmente o núcleo brilhante no seu centro.

Leiam todo o artigo do ESO, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.