Etimologia: PLANETA

Planeta vem do grego planetai e quer dizer “errante”. Os antigos astrónomos gregos se deram conta que certos objetos celestes não se mantinham fixos. Estes objetos foram chamados de asteres planetai, ou seja, “estrelas errantes”, vindo de planasthai (“passear”, “vagar”) de origem desconhecida. Depois simplificaram seu nome para Planetai.

Os planetas eram associados a deuses e vários dias da semana levam seus nomes em vários idiomas, o que não acontece com a Língua Portuguesa.

Originalmente incluidos também a Lua e o Sol, o significado científico moderno “mundo que orbita uma estrela” é de 1640.

14 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Aristóteles provou??? E como podemos ter certeza, só pq os livros afirmam eu tenho que aceitar, não posso questionar??? (… comentário editado…)

    1. O comentário foi editado devido aos insultos.

      Como já está explicado em vários artigos, Aristóteles provou de forma bastante simples, utilizando somente os olhos. As pessoas não precisam de ler livros: basta irem lá fora, olharem para o horizonte e provam a mesma coisa.

    • Alfredo Cassaca on 10/09/2019 at 15:59
    • Responder

    Por evidência, outrora na era clássica grega, ante o conhecimento astrofísico, então era considerado evidente. – Estranho é 99% dos indivíduos expressarem-se de: “planeta”. – Porque todos nós sabemos, que os corpos esféricos que orbitam a nossa Estrela Sol. Em que a partir da descoberta da sua esfericidade ao centro do seu bojo equatorial. Que pela realidade deveriam ter denominado de: “Globoterra”. E esta conjuntura astrofísica por mim designada não é erro absolutamente nenhum. Em virtude deste vocábulo, não ter sido passível de mutação. Pela razão que designa a esfericidade do Globeta que nós habitamos.
    Respeitosamente.

  2. Matou um argumento dos terraplanista… Parabéns!!!

  3. É interessante perceber que a palavra grega planasthai (πλανασθαι), que equivale ao nosso “planeta”, numa tradução elementar no google translate vem a vesuinte tradução: “você está errado”. Muito estranho…

    1. Não confie no tradutor

  4. Exitem várias afirmações de que o planeta terra é plano, ligeiramente convexo. Isso procede ?

    1. Obviamente que não.

      Aristóteles provou a esfericidade da Terra há quase 2500 anos…

      As evidências que ele utilizou na altura, e que ainda se utilizam, convencem qualquer um.
      Isto já está explicado em alguns posts e comentários.

      abraços

        • Carlos A. Andrade on 18/08/2019 at 23:04

        Amigo pelo menos diga o nome e a pessoa certa que é Eratóstenes e não Aristóteles que foi um filosofo grego, aluno de Platão e o outro foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo !!

      1. Claramente está confuso.
        E era perfeitamente escusado. Porque no tempo que demorou a escrever este comentário, poderia ter utilizado esse tempo para procurar conhecimento.

        Já temos aqui um artigo a explicar que foi Aristóteles a provar isso. E com 3 evidências claras.
        Eratóstenes mediu a circunferência da Terra.
        São coisas diferentes.

        Eu posso provar que uma bola é esférica.
        E outra pessoa pode medir a bola, de modo a saber se estamos a utilizar uma bola de ténis ou uma bola de basquetebol.
        São coisas diferentes.

        abraços

        • FERNANDO RAMALHO DA SILVA on 20/05/2020 at 10:54

        Aristóteles levou em conta nossa atmosfera? Levou em conta a refração da luz na atmosfera?

      2. Para as 3 evidências referidas, não precisa.

  5. Essa explicação etimológica é meio estranha…. a palavra plano (que vem de planus) é um antônimo da palavra “planeta” (que vem de planetai).

    “plano” é algo organizado ( como planejar, planejamento…), porque “planetai” seria o oposto (algo errante, logo, o contrário de organizado ) ? Meio sem sentido…

    1. Não vejo sem sentido, pelo contrário. Se para os antigos eram objetos, astros que não se mantinham fixos, pareciam errantes em relação aos demais observados, eram, então, errantes, na concepção ainda simples naquele tempo.

  1. […] – Etimologia: Planeta. Satélite. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.