Gravidade é uma ilusão
Erik Verlinde, um cosmólogo das Cordas e professor de Física diz que a gravidade é uma ilusão.
Neste paper, ele diz que a gravidade é uma simples consequência das leis da termodinâmica. “Entropic gravity as an emergent force, instead of gravity as a fundamental force”. A gravidade é simplesmente uma força entrópica. O que chamamos de gravidade é simplesmente uma diferença na entropia.
Esta ideia explicaria perfeitamente os efeitos a que chamamos “energia negra” e “matéria negra”.
Curiosamente, os melhores físicos actuais não percebem esta teoria do Erik Verlinde…
Leiam este artigo no New York Times.
Note-se que Einstein também dizia que a Gravidade não era uma força, mas era simplesmente uma propriedade do espaço-tempo.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
Eu compreendo relativamente que a gravidade determine um efeito entrópico. Aliás a gravura exemplifica bem esse efeito. Mas não deixa de ser uma força que atua de acordo com o 2º Pricípio da Termodinâmica que levaria ao caos se não interviessem outras forças que a pudessem compensar. Não falo de forças sobrenaturias , em que não acredito,mas sim de forças da Natureza que impõem um certo equilíbrio dentro da transformação contínua do Universo, a começar pela sua expansão crescente.Nem sei se poderei dizer equilíbrio, Mas organização, só se for desorganizada. O assunto é complicado, mas desperta-me muito interesse.No entanto não me custa a aceitar a teoria de EINSTEIN da deformação do espaço tempo, embora também não saiba explicá-la.Apesar de ter sido professora de Termodinâmica Química tive que tocar muitos assuntos, mas os relativos ao Universo, ficaram sempre a fazer parte das minhas preferências e das minhas dúvidas.
Cumprimentos.