Bactérias criam roupa

Se as bactérias na Terra já são “designers de moda”… quais serão os “poderes” de bactérias extraterrestres?
Revista Galileu:
“Designer britânica cria roupa “tecida” por bactérias.
Suzanne Lee usou as bactérias que causam a fermentação do chá verde para criar tecidos aparentemente “do nada”. (…)
As fibras do tecido começaram a brotar da mistura de micróbios e propagaram-se. Até que, no final, transformavam-se em finas e húmidas folhas de celulose bacteriana, ideais para serem moldadas no formato de roupas. O experimento e – obra de arte – ganhou o nome de BioCouture.”
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
Filipe,
Pois… tens razão com os teares mecânicos
Também tens razão com os bolsos, etc. Mas imagino que se possam fazer “formas” que já saiam assim…
Quanto às bactérias extraterrestres… tens toda a razão!
Carlos,
No passado já houve quem se pasmasse ao antever que não precisavam de ter trabalhadores em grandes números e bastava ter teares mecânicos!
De qualquer maneira, acho que as bactérias só substituem a parte de “geração” de “tecido”. Ainda é preciso alguma inteligência extra-bacteriana para cozer bolsos, colarinhos e botões
A minha dúvida é porque razão as bactérias extraterrestre serão mais capazes que as nossas? É certo que são essas bactérias que vamos querer procurar primeiro; e são as que o nosso espírito humano de resolução de problemas imagina primeiro. Mas bem que podemos ter o “azar” de começar a encontrar as outras mais “primitivas”.. Primeiro a “bactéria do lenço”, e só depois a “bactéria do kispo”
Eu sei que fui eu que escrevi este post… mas não posso deixar de deixar o comentário que fiquei completamente pasmado com isto.
Comecei logo a pensar que, no futuro, é escusado ter pessoas a trabalhar ou grandes máquinas a trabalhar para fazer roupas… basta ter bactérias…
