O projecto “Laboratório no espaço (virtual)” inserido no âmbito dos microprojectos ciência viva terminou no fim de Junho. Este projecto nasceu, tendo como base três eixos fundamentais:
– A envolvência da comunidade local e a interdisciplinaridade.
– Realização de actividades experimentais fora da sala de aula.
– A divulgação e publicação das actividades desenvolvidas.
Este projecto apresentou várias facetas que não são usuais neste tipo de projectos, para além da vertente científica, temos em conta as dimensões pedagógica, social e cultural. O projecto apresentou como tema unificador o Sol – a nossa estrela, visando desenvolver uma série de actividades relacionadas com esta temática, convergindo com os objectivos do AIA2009.
– Orientação pelo Sol – Determinação das coordenadas geográficas a partir da posição do Sol e medição das coordenadas do lugar usando um GPS (actividade que consta no programa de 11º ano de Física e Química A).
– Analema – Registo fotográfico para medir a posição do Sol à mesma hora ao longo do ano. Calcular a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano da sua órbita em torno do Sol e o efeito da excentricidade da órbita da Terra na forma do analema.
– Observação de outras estrelas da nossa galáxia de forma a cataloga-las por brilho e cor.
– Registo fotográfico das manchas solares de forma a medir o período de rotação do Sol.
– Levantamento dos relógios de Sol da região identificando os diferentes tipos de relógios.
– A meteorologia – Medir a energia recebida do Sol, por cada metro quadrado, ao longo do ano e comparar estes valores com a declinação do Sol.
Para realização destas actividades houve uma estreita colaboração com várias entidades na área científica:
– ORION (Sociedade científica de astronomia do Minho).
– CAUP (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto).
– Universidade do Minho.
Um eixo de grande importância que não descuramos, é a vertente comunicacional visto que a ciência só é verdadeiramente viva se for partilhada pelo que a criação de uma página web do projecto e a realização de publicações em colaboração com a comunicação social local foi, também, uma vertente fundamental deste projecto. Podes encontrar mais informação sobre este projecto em http://spacelab.esct.pt
Últimos comentários