Descoberta de asteróides: os últimos 30 anos

Este espectacular vídeo do Observatório de Arecibo mostra a localização de todos os asteróides conhecidos ao longo dos últimos 30 anos.
De notar que, à medida que o tempo passa, mais objectos vão sendo adicionados (as novas descobertas surgem por momentos marcadas a branco). A partir de meados dos anos 90, verifica-se um aumento significativo de descobertas, correspondente à introdução de sistemas automáticos de detecção de asteróides. Geralmente agrupadas, as novas descobertas vão-se posicionando nas regiões mais próximas da Terra, na direcção oposta ao do Sol. A partir de 2009 surge um novo padrão de descobertas, posicionadas numa linha perpendicular ao vector Terra-Sol, que corresponde a resultados obtidos no decorrer da missão WISE.
Todos os asteróides estão representados a verde, com a excepção dos asteróides potencialmente perigosos para a Terra, representados a vermelho, e dos restantes asteróides próximos da Terra (objectos com um periélio inferior a 1,3 UA), representados a amarelo.

3 comentários

  1. impressionante….

  2. Impressionante!!!!

    E pensar que nos próximos 30 anos iremos descobrir pelo menos tantos como nos últimos 30 anos!
    :O

    E pensar que os piores asteróides (aqueles que podem acabar connosco) são precisamente aqueles que ainda não descobrimos!!!!
    :O

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.