Peixes que não congelam
Há realmente vida bastante curiosa na Terra, o que faz com que os ETs devam ser muito mais imaginativos do que aquilo que se vai lendo “por aí”…
Ciência Hoje:
“Os peixes que não congelam no Oceano Árctico.
(…)
um anticongelante natural funciona de forma a evitar que os peixes congelem até à morte, nas águas geladas do Oceano Árctico.
A proteína anticongelante (AFP – Antifreeze Protein) existente no sangue do peixe afecta as moléculas da água, em redor do seu corpo, de modo a que permaneça fluida. Não existe nenhuma ligação química entre a proteína e água – a mera presença da primeira é suficiente.
(…)
Temperaturas de menos 1.8º Graus Centígrados (ºC) deveriam ser suficientes para congelar qualquer peixe – o sangue do ser aquático gela a partir de menos 0.9 ºC, geralmente. (…)”
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
Aqui no Brasil tem um resort, em Goiás, chamado Pousada do Rio Quente. O rio que corre dentro desse resort, evidentemente, é quente, chegando a mais de 40 graus. Alguns peixes chegam a ter mais de 2 m de comprimento, mas o que eu sempre fiquei impressionada é ter peixe naquela água quente e não estar cozido depois de 20 min.! 😀