Micróbios para Marte
Enviar micróbios para terraformar Marte, demora alguns milhões de anos, o que é inviável.
Mas enviar micróbios para extrair recursos energéticos da superfície Marciana, como fazemos aqui na Terra, pode ajudar as futuras missões humanas a Marte.
“We already use microbes to help extract materials on Earth, including over 25 percent of the world’s copper supply. Microbes could serve a similar purpose on other planets to mine resources, save on rocket fuel needed to launch such resources from Earth, and perhaps make a human base more self-sustaining”
Leiam em inglês, aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
sciencedirect.com…
Estas são belas imagens de fósseis de cianobactérias (em cima, formas cocóides; em baixo, uma forma filamentosa). Lembro-me de ter lido à alguns anos um artigo sobre o uso de uma cianobactéria cocóide como organismo pioneiro para a terraformação de Marte (ver aqui: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6V3S-3XG1XRC-2R&_user=10&_coverDate=03%2F31%2F1995&_rdoc=1&_fmt=high&_orig=search&_origin=search&_sort=d&_docanchor=&view=c&_rerunOrigin=google&_acct=C000050221&_version=1&_urlVersion=0&_userid=10&md5=749ee8ea75c99543bd2eb6c6b642f5b8&searchtype=a).
Pessoalmente, não estou de acordo com a introdução de organismos terrestres em Marte. Penso que dada a probabilidade elevada da existência de uma biosfera marciana, correr-se-ia o risco da sua destruição mesmo antes de tomarmos consciência da sua existência.