Calcular o efeito de um impacto de Asteróide na Terra
Se uma pessoa tiver a notícia que um asteróide vai bater na Terra, agora já qualquer pessoa pode saber os efeitos que esse impacto irá ter, incluindo o tamanho da cratera, a distância que teremos que fugir para não sermos atingidos directamente pelo asteróide, o tamanho do tsunami, e vários outros detalhes importantes.
Até agora, isto só estava disponível para a NASA e para o Departamento de Defesa Nacional.
Mas agora, foi feito um website que toda a gente pode consultar.
Cliquem aqui.
Só como exemplo, coloquei lá um objecto do tamanho de Portugal, bater em Portugal.
Portugal seria uma enorme cratera. Europa desapareceria do mapa. Eu, aqui nos EUA, em 3 minutos, receberia a radiação térmica que pegaria fogo a tudo, incluindo a mim, árvores, etc (como as imagens no filme Terminator). E em pouco mais de 5 horas, aqui nos EUA, a onda de choque deitaria tudo abaixo, desde edifícios a pontes.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
13 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
<>
não sei uar o referido artigo que tá em inglês!
É o 2011 AG5
Abraços
Author
Deixou de ter risco de impacto. Leia aqui:
http://www.astropt.org/2012/12/23/asteroide-2011-ag5-nasa-elimina-risco-de-impacto-para-2040/
abraços!
Olá,
Li em um dos links, que o asteroide que passará perto da Terra em 2040, passará a 1900 km, pode cair na Terra? Obrigado
Abraços
Author
Qual é esse?
Um asteroide para causar o escurecimento do sol tinha que ter que tamanho? E se ele caisse no pacificoo que ocorreria? Até onde iriam as tsunamis? Israel seria gravemente atingido? Por favor calculem prá mim!
Author
Um asteróide não provocaria nada no Sol.
10 kms seria o tamanho de um asteróide como aquele que dizimou os dinossauros e que nos dizimaria a nós, provocando um manto de poeira na atmosfera que não permitiria que os raios solares chegassem ao solo.
Israel teria o mesmo destino de Portugal, EUA, Austrália, Irão, etc… tudo igual.
Asteróides não querem saber de política.
abraços
Quando falei de escurecimento do sol, me referi ao bloqueio da luz solar provocada pela ejeção de poeira. Mas, eu queria saber de um asteróide que provocasse o escurecimento atmosférico, mas que, no entanto, não fosse do tamanho do que varreu os dinossauros. Digamos, 2 kms, caindo no Pacífico, Israel seria atingido? (um que provocasse o escurecimento atmosférico, mas que caindo no Pacífico não atingisse Israel. Que tamanho ele teria?) Não existe um painel deste em português?
Author
Se com 2 kms batesse aqui, dependeria da sua constituição e ponto de impacto.
Se colocar os parâmetros no site referido no artigo, vê os efeitos todos que quiser. No site, o asteroide cai perto dos EUA, por isso, só tem que colocar a distancia a que Israel está dos EUA para perceber os efeitos sobre Israel.
abraços!
Excelente ferramenta, consegui gerar um sismo de 13,6 na escala de Richer, com um asteroide de 500 Km de diâmetro, caído a 2000 Km do meu local. Consegui sobreviver
porque foi só simulação.
Espero de não ter de usar este cálculo a sério muitas vezes, mas obrigado pela notícia e pelo link.
Cumps.
Author
Duvido que a grande maioria das pessoas, veja as noticias na TV, e venha logo para a net, confirmar se a noticia é verdade…
😉
Acho que se a SIC anunciasse a vinda de um asteróide, a minha 1ª medida seria começar a escavar um bunker
ehehehehe 😀
Ena, um meteorito do tamanho do Orçamento de Estado? 🙂
Bom, mas agora a sério: Isto é fixe, porque se acabam as desculpas para os meteoritos que às vezes “caiem nas notícias”, de alguém que escavou um buraco com 2 m de diâmetro e 4 de profundidade e chama àquilo uma cratera de meteorito! Por outro lado, da próxima vez que a SIC, no dia das mentiras, resolver simular a queda de um meteorito, vai ter mais trabalho para escavar uma cratera que seja coerente com o meteorito que anunciar. 🙂
Muito interessante! :o)