Lentes Gravitacionais do Herschel
Ao utilizarem dados do Observatório Espacial Herschel (da ESA), os astrónomos descobriram que as galáxias que estão muito distantes de nós, são sujeitas a lentes gravitacionais, o que amplifica a sua luz, tornando mais fácil a sua detecção e caracterização.
Devido a isto, foram descobertas 5 galáxias (imagem de cima), sendo que em baixo temos uma delas.
Leiam mais sobre isto, em inglês, aqui, aqui, e aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
youtube.comO Universo é simplesmente fantástico: Até mesmo quando muito distante de nós nos oferece as lentes necessárias, (naturais e universais) para que consigamos visualizá-lo e constatar a sua imensurável existência.
Somos “algo importantes” apesar da diferença que nos separa em tamanho e em idade, temos todavia capacidades que ainda não encontramos fora do nosso espaço terrestre. Como por exemplo um Robonauta que irá em breve visitar o nosso satélite a Lua.vejam aqui: http://www.youtube.com/watch?v=kFPNcWN7QnM&feature=player_embedded
Deslumbrante a meu ver claro.
Cumps.