Marte a laser

Chem cam

O próximo rover marciano, Curiosity, irá levar equipamento sofisticado e giro.
Irá equipado com um instrumento ChemCam que tem duas partes: um braço robótico e uma unidade central. “No braço robótico ficará um telescópio para focalizar o laser, a câmera, um laser para vaporizar as superfícies, e um micro-gerador de imagens remoto.”
A camera química (ChemCam) utiliza um “feixe de laser pulsado para vaporizar uma rocha, produzindo um clarão de luz emitida pelo material ionizado – um plasma – que pode então ser analisado para identificar os elementos químicos presentes”.
“A ChemCam vai fazer o mesmo em Marte, disparando um laser e analisando a composição química dos materiais vaporizados da superfície das rochas e dos solos marcianos.
Logo depois que o alvo é atingido – um ponto preciso com cerca de um milímetro de diâmetro – um espectrógrafo a bordo do robô Curiosidade irá fornecer detalhes sem precedentes sobre os minerais e as microestruturas presentes nas rochas, por meio da medição da composição do plasma resultante – um gás extremamente quente, feito de íons e elétrons flutuando livremente.”

Leiam em português, e em inglês.

1 comentário

  1. Estes disparos laser (tipo Star Trek) não irão irritar os marcianos?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.