O próximo rover marciano, Curiosity, irá levar equipamento sofisticado e giro.
Irá equipado com um instrumento ChemCam que tem duas partes: um braço robótico e uma unidade central. “No braço robótico ficará um telescópio para focalizar o laser, a câmera, um laser para vaporizar as superfícies, e um micro-gerador de imagens remoto.”
A camera química (ChemCam) utiliza um “feixe de laser pulsado para vaporizar uma rocha, produzindo um clarão de luz emitida pelo material ionizado – um plasma – que pode então ser analisado para identificar os elementos químicos presentes”.
“A ChemCam vai fazer o mesmo em Marte, disparando um laser e analisando a composição química dos materiais vaporizados da superfície das rochas e dos solos marcianos.
Logo depois que o alvo é atingido – um ponto preciso com cerca de um milímetro de diâmetro – um espectrógrafo a bordo do robô Curiosidade irá fornecer detalhes sem precedentes sobre os minerais e as microestruturas presentes nas rochas, por meio da medição da composição do plasma resultante – um gás extremamente quente, feito de íons e elétrons flutuando livremente.”
Nov 24
1 comentário
Estes disparos laser (tipo Star Trek) não irão irritar os marcianos?