Analisada Primeira Atmosfera de Super-Terra

eso1047

A atmosfera de um exoplaneta do tipo super-Terra foi analisada pela primeira vez por uma equipa internacional de astrónomos utilizando o Very Large Telescope do ESO.
O planeta, conhecido como GJ 1214b, foi estudado à medida que passava em frente da sua estrela hospedeira e alguma da radiação estelar atravessava a atmosfera do planeta.
Sabemos agora que a atmosfera é composta essencialmente por água, ou sob a forma de vapor ou dominada por nuvens espessas ou névoas.
Os resultados sairão na revista Nature no número de 2 de Dezembro de 2010.

GJ 1214b tem um raio cerca de 2.6 vezes maior do que o da Terra e possui cerca de 6.5 vezes mais massa, o que o coloca claramente na classe dos exoplanetas conhecidos como super-Terras.
A sua estrela hospedeira encontra-se a cerca de 40 anos-luz de distância da Terra na constelação de Ofiúco (ou Serpentário).
É uma estrela de baixa luminosidade, mas é também pequena, o que quer dizer que o tamanho do planeta é grande quando comparado com o disco estelar, tornando-o relativamente fácil de estudar.
O planeta passa em frente do disco da estrela progenitora a cada 38 horas, à medida que a orbita a uma distância de apenas dois milhões de quilómetros: cerca de setenta vezes mais perto do que a órbita da Terra em torno do Sol.

Leiam todo o artigo no ESO em português, Público, Eternos Aprendizes, ESO em inglês, NASA, Scientific American, SpaceRef.

Comparação entre a Terra, este exoplaneta, e Neptuno:
exoplanet comparison

Parece-me incrível é que, estando tão perto da estrela (0.0143 AU, sendo que 1 ano demora 1 dia e meio), o planeta ainda consiga reter uma atmosfera e esta ser constituída por vapor de água.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.