Sonda japonesa Akatsuki falhou entrada na órbita venusiana

Representação artística da sonda Akatsuki em Vénus.
Crédito: JAXA/Akihiro Ikeshita.

Foi ontem confirmado pela JAXA: a Akatsuki falhou a entrada na órbita de Vénus. De acordo com a agência espacial japonesa, a manobra de inserção orbital foi interrompida permaturamente por uma anomalia que colocou a sonda em modo de segurança.
A Akatsuki encontra-se actualmente numa órbita solar, com cerca de 80% do combustível inicial. Apesar de todos os intrumentos permanecerem operacionais, a sonda adquiriu uma lenta rotação que limita o contacto rádio com a Terra por períodos de 40 segundos. Os engenheiros da missão tem estado a trabalhar na sua estabilização, de forma a poderem recuperar em pleno todas as comunicações. Se tudo correr bem, a Akatsuki terá nova oportunidade para realizar a inserção orbital em Vénus na próxima passagem pelo planeta em Dezembro de 2016.
A JAXA criou, entretanto, uma equipa de investigação para averiguar as causas desta falha. Está também em estudo a programação de algumas actividades científicas alternativas, para o caso da sonda nipónica não conseguir abandonar a sua actual trajectória.

2 comentários

  1. É verdade. Os japoneses têm tido algum azar com as suas missões planetárias.
    Já tinha acontecido algo semelhante com a Nozomi, uma pequena sonda que deveria ter entrado na órbita de Marte em 1999. Uma série de anomalias ocorridas durante as duas assistências gravitacionais na Terra, condenaram a Nozomi a uma órbita heliocêntrica, sem qualquer combustível para corrigir a sua trajectória. Espero que não aconteça o mesmo com a Akatsuki.
    Por outro lado, a JAXA fez um excelente trabalho com a Hayabusa… Vamos aguardar por novas notícias.

  2. iiiihhhhh agora só daqui a 6 anos… 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.