O Ano pode mudar mas a Ciência Não!

i

Já não escrevo aqui há algum tempo com pena minha. Tenho menos tempo. Mas estou a preparar novos posts durante os meus momentos de liberdade laboral.
Este é o meu pensamento sobre a ciência e a injustiça que a ciência e cientistas sofrem. Cá vai:

A ciência é o estudo, a compreensão dos fenómenos que ocorrem.

Nem os fenómenos deixam de ser naturais nem a ciência muda. O que acontece é que a nossa compreensão do universo é limitada. Através da ciência interpretamos o que precepcionamos,  o que por vezes nos leva a entrar por inferências menos correctas e por tomar uma interpretação como verdade imutável. Por isso, quando menos se espera descobrimos que uma interpretação feita relativa a uma descoberta está errada. Os modelos são isso msmo, interpretações da realidade baseadas em observações que nem sempre abrangem toda a realidade.

Muita gente costuma dizer “o que é hoje não é amanhã”. Isto pode ser muito errado. “Ontem” era uma coisa e “hoje” já não se aplica. O que “ontem” fazia mal “hoje” faz bem. Mas não quer dizer que a ciência ande para trás e para a frente. Quer dizer, isso sim, que a ciência avança refinando os modelos. Esta ideia de que a ciência parece que anda para trás não pode ser usada como desculpa. Os cientistas são pessoas sérias e é pena que hajam pseudociências que andam com uma máscara científica a espalhar contradições e a confundir as pessoas.

Tenham todos um bom ano de 2011, com novos desafios e novas barreiras à espera de serem ultrapassadas! Aliás, bons 365 dias!

1 comentário

  1. À muito tempo que não lia comentàrios desta parte. Està muito bonito para um fim de ano. Boa continuação para o novo ano para tôdos os colaboradôres. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.