Galáxia de Andrómeda

Andrómeda tem o dobro do tamanho da nossa Via Láctea, e contém centenas de milhares de milhões de estrelas.
Actualmente, Andrómeda está a pouco mais de 2 milhões de anos-luz de distância, mas está a aproximar-se de nós à incrível velocidade de 500 mil kms/h.
Daqui por 3 mil milhões (bilhões, no Brasil) de anos, Andrómeda e Via Láctea vão colidir. A “dança gravitacional” da colisão durará cerca de mil milhões (bilhão, no Brasil) de anos, até ficar somente uma galáxia elíptica.

A galáxia Andrómeda vista em diferentes comprimentos de onda (fonte: Universe Today):

(cliquem sobre as imagens para as ampliarem)
(Créditos: Telescópio Espacial Herschel, Telescópio Espacial XMM-Newton. Infravermelhos: ESA/Herschel/PACS/SPIRE/J. Fritz, U. Gent; Raios-X: ESA/XMM-Newton/EPIC/W. Pietsch, MPE; Óptico: R. Gendle)
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
4 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Author
Olá,
Contacto é excelente, mas a sua ideia está de acordo com o livro The Listeners.

O Contacto é baseado no The Listeners, mas já não tem a sua ideia
abraço!
Apreciei a sua resposta pronta, e obrigado.
Quanto ao filme Contacto, desconhecia e fui encontrá-lo no astroPT: http://www.astropt.org/2009/07/25/contacto/.
E tal como recomenda irei “estudá-lo” para reflectir um pouco mais.
Cumps.
Author
“quando muito podemos afirmar que Andrómeda há 2 milhões de anos atrás aproximava-se da nossa Via Láctea à incrível velocidade de 500 mil kms/h.”
Não há nada a dizer. Tem toda a razão!

Quanto ao seu postulado final, o filme Contacto é baseado no conto de Sagan, do mesmo nome, que é baseado no livro The Listeners, de James Gunn. Nesse livro, o que acontece é que uma civilização manda uma mensagem, mas devido às distâncias (dentro da nossa galáxia), quando recebemos essa mensagem, eles já não existem como civilização.

Olá Professor Carlos Oliveira,
Após alguma reflexão sobre este post, gostaria de deixar um reparo de algum cepticismo quanto á precisão do conteúdo da mensagem. Muito embora a fonte da mesma (Universe Today) nos mereça todo o crédito.
“Actualmente, Andrómeda está a pouco mais de 2 milhões de anos-luz de distância, mas está a aproximar-se de nós à incrível velocidade de 500 mil kms/h.”
O conceito ano-luz (distância) e ano (tempo 365 dias) têm significados distintos, mas traduzem uma mesma realidade quer na distância quer no tempo que a luz demora a percorrer essa distância.
A expressão “actualmente” parece-me inadequada no contexto da mensagem, dado que quando muito podemos afirmar que Andrómeda há 2 milhões de anos atrás aproximava-se da nossa Via Láctea à incrível velocidade de 500 mil kms/h.” Isto porque as imagens obtidas pelas observações feitas mesmo com infravermelhos, apenas nos permitem mostrar como era e o local onde se encontrava a Andrómeda há 2 milhões de anos atrás.
Sendo que, como se sabe hoje todas as galáxias têm o seu movimento no Universo, tanto a Via Láctea como a Andrómeda passados 2 milhões de anos estarão em locais diferentes e a uma distância que no meu entender não é possível determinar com precisão.
Estamos a lidar com imagens de um passado de há 2 milhões de anos. Assim e em conclusão, também não será possível antever com precisão o choque destas duas galáxias daqui, por 3 mil milhões de anos. Também não é preocupante. O meu comentário pretende apenas uma melhor clareza de conhecimento.
Este raciocínio leva-me a um postulado curioso: Quaisquer que sejam as realidades de vida biológica nas galáxias existentes no universo elas distam entre si entre um passado e um presente em anos, equivalente às distâncias que as separam em anos de luz. Como ainda não é possível tornar um passado real, (regredir no tempo) a vida extra terrestre, nomeadamente a extra via láctea não tem forma conhecida possível de comunicar.
Gostaria de ler retorno desta questão.
Cumps.
[…] Arp 274. Girassol. Markarian 739. Objecto de Hoag. Quinteto de Stephan. Via Láctea. Andrómeda (comprimentos de onda). Milkomeda. Grupo Local. Evolução. Nuvem de Smith vai colidir com Via […]