Já temos falado neste blog por várias vezes de literacia funcional, que passa por saber avaliar a informação que nos chega.
Falamos sobretudo de literacia científica, e como ela anda tão baixa em países tão distintos como Portugal, Inglaterra, Brasil, ou EUA.
Agora chegou a vez da Rússia: “um terço dos russos acha que o Sol gira em torno da Terra“.
“A pesquisa revela ainda que 55% dos russos acreditam que a radioatividade é uma invenção humana, enquanto 29% afirmam que os seres humanos conviveram com os dinossauros.”
A Rússia tem 142 milhões de pessoas.
O que quer dizer que cerca de 50 milhões de Russos pensa que vivemos num universo geocêntrico, com a Terra parada no centro do Universo e o Sol juntamente com o resto dos planetas a orbitá-la.
Acabou a Guerra Fria e ficou-se a saber que os dois lados são bastante parecidos.
De um lado, 50 milhões acreditam que a Terra orbita o Sol; do outro lado, mais de 100 milhões acreditam que a Terra foi feita há 6000 anos atrás…
Enfim… 🙁
2 comentários
Author
“Dependendo da definição de dinossauro”
No sentido literal, popular, do termo 😉
http://creationmuseum.org/
http://littlegreenfootballs.com/article/30735_The_Creation_Museum
http://littlegreenfootballs.com/weblog/pictures/20080723CreationMuseum01.jpg
😉
“29% afirmam que os seres humanos conviveram com os dinossauros.”
Dependendo da definição de dinossauro, eles estão certos ou errados. Existem repteis que praticamente não mudaram…
Vários repteis não param de crescer, tendo abundância de alimento e sobrevivendo tempo suficiente tem potencial para serem enormes. Esses animais tendem a ser mortos precisamente pelo seu tamanho, dificultando-lhes a vida.
O problema destas pessoas é que pensam na versão irracional de convivência com dinossauros.
Já repararam que a Rússia perdeu contra os EUA, contra a Igreja em simultâneo. Só tenho pena que tenham lutado contra a religião ao estilo das cursadas, é uma pena ver tanto dano por nada. Quem sabe se tivessem ignorado a guerra fria e investissem mais tempo e dinheiro em educar o povo agora tinham um paraíso intelectual.