Alunos portugueses descobrem novo asteróide
“Seis alunos da Escola Secundária 2,3 de Alvide, em Cascais, descobriram um asteróide (…)
O astro descoberto a 25 de Janeiro está localizado entre as órbitas de Marte e de Júpiter e chama-se 2001 BG16, mas os alunos vão propor à União Astronómica Internacional um nome português para o asteróide.
O International Asteroid Search Collaboration – Colaboração Internacional para a Procura de Asteróides, em português – é um programa de ensino e divulgação científica que permite aos estudantes das escolas participantes a participação num importante programa da NASA.
A partir do estudo de imagens obtidas por vários telescópios os estudantes contribuem para a deteção e determinação das órbitas de objetos cuja órbita é muito próxima do nosso planeta, os NEO (Near Earth Object). (…)”
Leiam todo o artigo, aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 comentários
Eu não sei como um pais tão rico como o Brasil não vê a necessidade de apoiar as crianças em iniciativas assim, por aqui os políticos só pensam em copa e em como tomar vantagem pra si próprio, alias astronomia aqui nas escolas é muito pouco valorizada, o brasileiro que quiser ser astronomo tem que sair do pais pra seguir o sonho. uma pena.
portaldoastronomo.org…
Podem ler mais acerca deste assunto aqui:
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=769
Este é um excelente exemplo de divulgação da Astronomia nas escolas! 😀