A lua na fase cheia tem uma luz verdadeiramente intensa e para um fotógrafo pode mesmo ser considerada como o melhor flash para paisagens que existe. Vejamos esta imagem que tirei na passada semana, na realidade numa noite de muita chuva e trovoada, mas com um céu fantástico em cada trégua que a natureza dava. A imagem foi obtida na Fonte-de-Telha e são visíveis no cimo, a Lua quase cheia e mais ao centro por entre os ramos do imponente pinheiro, todas as principais estrelas da constelação de Orion. Mais à esquerda, é ainda visível a estrela Sirius, a mais brilhante do hemisfério Norte. É impressionante como o luar consegue iluminar em plena noite as árvores e o solo, revelando o verde da relva fresca, por entre a escuridão e as silhuetas sombrias de um pequeno pinhal.
Mais imagens podem ser vistas aqui: http://www.astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm#107
8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Encontrei este artigo ao procurar pela palavra-chave “Luar”…
No mar alto, o Luar também é muito útil… e podemos ir “cultivando” também as aplicações marítimas da “Lua Cheia”.
Por exemplo:
“Para que nada falhe, Francisco vai antecipar a hora de saída das Selvagens e vai partir às cinco da manhã, com a Lua Cheia como única luz no céu.”
Artigo:
Das Selvagens ao Funchal. Francisco Lufinha faz-se ao mar em kitesurf
http://observador.pt/2014/12/08/das-selvagens-ao-funchal-francisco-lufinha-faz-se-ao-mar-em-kitesurf/
Author
Boa noite Luis, até compreendo o teu reparo mas vejamos o seguinte: Arcturus com magnitude -0.04 é a 4ª estrela mais brilhante no céu nocturno, e a que tem o maior brilho aparente de todas as estrelas, é realmente Sirius com -1.46 de magnitude, tendo em conta que Arcturus por se encontrar perto do Equador Celeste é visível em ambos os hemisférios, então considero que realmente Sirius é a mais brilhante, pois é visível aqui no hemisfério Norte.
Muito obrigado pelos vossos simpáticos comentários. Fiquem atentos que em breve serão publicadas mais imagens….
Sirius e do Hemisfério Celestial Sul nao do Norte, a estrela mais brilhante do Hemisfério Celestial Norte e Arcturus da constelação de Boötes.
Muito boa a foto! Uma sequencia de frames em filme também deve dar um efeito engraçado!
Muito bonita. Parabéns.
eh lah, eh lah… arrepia, de tão bonita!!! 🙂 Linda, linda, linda!!
Magnífica foto! Parabéns, Miguel! 🙂