Alguns nomes de estrelas precisam de um verdadeiro trabalho investigativo para descobrir sua origem.
Muitos desses nomes vieram do árabe e nem sempre suas transcrições para o Ocidente eram fidedignas.
Para complicar um pouco, podem ser encontradas versões de uma mesma palavra.
Podemos citar como exemplo a palavra “Deneb”, mais conhecida como uma das estrelas do Cisne. Seu nome em árabe significa “cauda”. Mas Deneb não é exclusividade do Cisne, existem outros exemplos na Águia (Deneb Okab), na Baleia (Deneb Kaitos e Dheneb) e no Grou (Al Dhanab), para citar alguns. Note nesses exemplos que Deneb está escrito de três formas diferentes, mas se referem à mesma coisa: a cauda.
Existem casos em que os nomes das estrelas venceram seus estudiosos e continuam até hoje sem uma explicação definitiva. Um desses casos é a estrela Beta do Corvo, cujo nome nos atlas aparece “Kraz”.
Poucos arriscam a tirar conclusões, mas vou tentar a minha.
Dêem uma olhada na imagem abaixo. É a de um santo Católico de bastante devoção chamado Santo Expedito.
Marquei uma parte da imagem em que aparece uma ave negra e uma faixa escrita com a palavra “Cras”. Santo Expedito era comandante de uma legião de soldados romanos. Segundo a história de costume, ele tinha uma vida devassa e com o tempo se sentiu atraído pelo Cristianismo. Prestes a consolidar sua conversão, um espírito imundo sempre lhe aparecia dizendo “Cras”, que significa “amanhã”, numa tentativa de postergar a conversão do bravo soldado.
O que interessa aqui é:
Qual era essa ave? UM CORVO!
Qual a palavra que aparece ao lado do corvo? CRAS!
E qual o nome da estrela Beta do Corvo? KRAZ!
Pessoalmente não acredito que seja apenas uma coincidência. Aposto todas as minhas fichas que a origem do nome está aí, mas qual a ligação do Corvo da imagem de Santo Expedito com a estrela da constelação do Corvo no céu?
A resposta talvez seja essa: OS MONGES COPISTAS! Há quase um milênio atrás haviam nos mosteiros riquíssimas bibliotecas montadas por causa desses que se encarregavam em transcrever obras de autores orientais, inclusive os árabes.
Algumas hipóteses:
– o copista na ocasião chamou toda a constelação de KRAZ por ter achado que tal palavra significava “Corvo”, se baseando na imagem de Santo Expedito (considerando que ele não tinha domínio de outros idiomas). Nas transcrições seguintes o nome acabou caindo para somente uma das estrelas da constelação, como já aconteceu em outros casos.
– uma tentativa de perpetuar um símbolo que faça lembrar de Santo Expedito?
– um asterismo que existia entre os povos católicos?
– parte de um asterismo ainda maior? Santo Expedito era alguma constelação maior vizinha à do Corvo?
Estou chegando perto? Não sei! Que Santo Expedito me ajude…
1 comentário
Eu estou pesquisando bastante sobre esta estrela e o texto realmente me ajudou bastante a seguir em frente. Obrigado por postar!