Não estou à espera que os políticos saibam de astronomia ou astrobiologia, mas espero que ao menos se informem antes de falarem desses assuntos.
É certo que neste caso, Hugo Chávez, presidente da Venezuela, tem o único objetivo de atacar o capitalismo, mas o exemplo que usou contém ideias erradas, mesmo defendendo a ideia ecológica da não desertificação. Ou seja, se queria atacar o capitalismo, tinha certamente outros exemplos em que fosse mais conhecedor.
Conceções erradas que ele tem:
– diz que em Marte pode ter havido uma civilização avançada no passado (mas o capitalismo acabou com ela). Parece-me que ele anda 100 anos atrasado com a ideia de Canais em Marte.
– diz que o processo de desertificação põe em risco a vida no planeta. Ou seja, ele assume erradamente que vida e vida humana são a mesma coisa. Só porque alguns processos podem ser maus para o Homem, não quer dizer que sejam maus para a vida na Terra, muito pelo contrário. Há muita vida na Terra que não quer saber do que o Homem faz, e também há muita vida na Terra que prosperaria se o Homem se exterminasse.
1 comentário
Assim disse James Lovelock