Usando observações dos telescópios VLT (ESO), Keck II e CFHT, uma equipa de astrónomos liderada por Michael Liu (IfA, U. Hawaii), detetou a anã castanha mais fria até hoje.
A anã castanha CFBDSIR 1458+10B é uma anã castanha, parte de um binário, e tem uma temperatura de cerca de 370K, ou cerca de 100º C!
Mais detalhes na astronotícia do CAUP.
3 comentários
inovacaotecnologica.com.br…
E é uma anã castanha que pode ter nuvens??? 😛
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=estrela-mais-fria&id=010130110324
“Os astrônomos verificaram que a mais tênue das duas anãs marrons tem uma temperatura de cerca de 100º Celsius – o ponto de ebulição da água, não muito diferente da temperatura dentro de uma sauna. Para comparação, a temperatura na superfície do Sol é de cerca de 5.500º Celsius.
Com tais temperaturas, acreditamos que a anã marrom tenha propriedades que são diferentes das anãs marrons conhecidas e mais próximas das de exoplanetas gigantes – ela poderia inclusive possuir nuvens de água na sua atmosfera,” diz o autor principal do artigo, Michael Liu do Instituto de Astronomia da Universidade do Hawaii.”
nwironworks.com…
Se fosse só pela temperatura, até nem era preciso um fato espacial. Há fatos de protecção contra calor que aguentam até 800º C:
http://www.nwironworks.com/suits.htm
bem, com um fato espacial comprado nos chineses conseguíamos passear pela superficie 😛 ou não 😀