Continuando o passeio pelas estrelas do Corvo, que nesta época do ano está culminando nas primeiras horas da noite. Passemos à estrela delta, cujo nome é Algorab. Seu nome, árabe, significa “o corvo” propriamente dito.
Não é tão incomum encontrarmos estrelas cujos nomes estejam diretamente vinculados à constelação a que elas pertencem. Podemos citar como exemplos a estrela mais brilhante de Áries, Hamal (que significa em árabe “carneiro”); Algedi, a principal estrela do Capricórnio (cujo nome quer dizer “cabrito”) e Peacock (Pavão, que vem do inglês para designar a estrela mais brilhante da constelação de mesmo nome).
Os chineses utilizam essa mesma região do céu onde se situa o Corvo para designar a sua constelação da carruagem. Algorab era conhecida por esse povo como a “terceira estrela da carruagem” (Zhen Su San).
1 comentário
Eu adoro ver o Corvo voando nos céus, desde sua subida mais ao sudeste, sua passagem lenta, seu voo vagaroso buscando um lugar no meio do céu e então sua descida lenta, embicando mais para o sudoeste…
com um abraço estrelado,
Janine