Edição Dourada do Boletim Em Órbita

‘Gagarin’ deverá ter sido o primeiro nome que na minha infância começou a preencher todo um imaginário que ia construindo relacionado com a Conquista Espacial. Numa altura em que os voos espaciais ainda tinham uma áurea de aventura, os nomes daqueles que viajavam no Cosmos lançados a partir do outro lado da Cortina de Ferro permaneciam sempre envoltos numa neblina de secretismo que acabaria por se desvanecer anos mais tarde.

Porém, por muitos anos que acrescentemos à História, o nome de Yuri Gagarin e a sua épica viagem a 12 de Abril de 1961 representa um dos poucos grandes feitos que pode ser aclamado por toda uma Humanidade unida num só povo. Podemos debater a viagem da Vostok-1 como apenas um fruto de uma guerra política entre dois blocos antagónicos e acima de tudo mais uma vitória de um sistema, mas esses 106 minutos de Gagarin são daqueles pontos e momentos da História que nos devem unir como espécie a caminho de um futuro melhor.

Esta Edição Dourada pretende acima de tudo cumprir o objectivo de homenagear Yuri Gagarin e todos aqueles que um dia contribuiram para que o Homem deixasse pela primeira vez o seu berço e iniciasse o seu caminho pelo Cosmos.

A Edição Dourada é composta por vários artigos em várias línguas sobre o voo e a vida de Yuri Gagarin. O artigo principal (em português) é da autoria de Asif A. Siddiqi, com os restantes artigos a serem escritos por Manuel Montes (castelhano), James Oberg (inglês), André Dupont (francês), Yoh Mizumoto (japonês) e Michael Cassutt (inglês), que escreve a biografia de Yuri Gagarin. Da Edição Dourada faz parte também uma transcrição completa em língua russa  do diálogo entre Yuri Gagarin e o Centro de Controlo durante todo o voo.

Espero que gostem da leitura e tal como disse Gagarin, “Poyekhali!”

Feliz Dia da Cosmonáutica!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.