Física de Partículas para vencer o cancro
Normalmente pensa-se em investigação em Física de Partículas, como aquela que é feita no LHC, como algo bastante longe do comum dos mortais. Normalmente pensa-se nisso como tendo a ver com condições exóticas para entender melhor as condições existentes no início do Universo, por exemplo. E é verdade.
Mas, tal como na exploração espacial, essa investigação pode ter aplicações reais no nosso dia-a-dia e nem nos damos conta.
Neste artigo, em inglês, fala-se na Radiação Sincrotrónica, Terapia por Protões, e sobretudo explica-se uma possível nova terapia para tentar curar as pessoas de cancro utilizando a Radiação Cerenkov – Efeito Tchrenkov.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários