Halo em Fátima ainda dá que falar…
O post sobre o Halo em Fátima teve em 2 dias, mais de 130 comentários, o que representa um recorde aqui no blog.
Infelizmente, vários desses comentários foram totalmente despropositados.
Inclusivé recebemos vários outros comentários que decidi não aprovar porque não tinham qualquer nexo; se tivesse aprovado, o número de comentários seria ainda maior.
De qualquer modo, devido a vários comentários demonstrarem que as pessoas não conseguiram compreender as poucas linhas do post, decidi escrever uma clarificação no próprio post. Curiosamente, a clarificação é maior que o post original.
Se quiserem ler o que acrescentei ao post, cliquem aqui.
Aproveitei, e coloquei também a reportagem vídeo da SIC.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Author
Entretanto recebemos um comentário de uma pessoa que deu o nome “Carla Ferro”, mas claro, sendo a cobardia uma característica das pessoas ignorantes, então inventou um e-mail inexistente.
Entre variados insultos sem sentido e argumentos falaciosos dos pseudos, resolveu começar o comentário por dizer que o 3º segredo de Fátima ainda não tinha sido revelado.
Ora, no meu comentário anterior, coloquei o site do Vaticano em que explicitam o 3º segredo.
Mas para quê ler e procurar conhecimento?
Enfim… os fundamentalistas religiosos realmente não têm qualquer tipo de inteligência….
Por fim, esta “Carla” diz que trabalha num observatório.
Bem, tendo em conta a falta de inteligência demonstrada e a péssimo carácter de escrever um comentário cheio de insultos e sem uma única frase inteligente, a conclusão que se deve tirar é que deve ser como o George Adamski que também dizia trabalhar num Observatório.
Afinal… há mentirosos para tudo…
Bem me parecia ! 😀
Por isso ninguém me sabe responder quando pergunto quais são os segredos de Fátima !!
Devo dizer que acabei de ficar ainda mais pasmo ! Que raio de segredos são esses !?
O que eu vejo são textos que não dizem absolutamente nada e transmitem medo, terror e a imagem de um Deus mau e castigador !!
Não vou pôr em causa a aparição de N.S. Fátima, pois quem sou eu para julgar tal coisa, apenas digo o seguinte:
Se realmente uma entidade benevolente fez uma aparição em Fátima para transmitir uma mensagem à humanidade, eu posso garantir que essa mensagem foi destrocida e manipulada em prole de objectivos mais sombrios. Basta olharmos para a religião hoje em dia para decifrarmos esses objectivos.
Obrigado pelo o esclarecimento
Abraço
😉
Mal me disseram isso (por pessoas que foram a Fátima) na sexta há noite, (pois eu nem tinha visto o telejornal, nem costumo ver muito, pois acho-os sensacionalistas e incompletos) eu disse logo que era um halo, pois eu já vi bastantes, tanto no sol como na lua. Mas como é óbvio, fui logo atacado por argumentos de que aquilo nunca aconteceu, que foi um milagre, e etc…
Se calhar vou criar algum desconforto em algumas pessoas ao dizer isto, mas é o que eu penso.
Perante um simples acontecimento como este, um halo solar, em pleno século 21, milhares de pessoas, e também alguns jornalistas, chamarem a isso um milagre, acaba por pôr em causa toda a historia de Fátima, que deu lugar àquilo que vemos hoje,… um colossal santuário super lucrativo…
Eu tenho às minhas crenças espirituais, mas não preciso de acreditar numa religião baseada em lucros e outras coisas, para ter a minha fé. E acho que é preciso um mínimo de bom senso e saber distinguir coisas inexplicáveis de coisas perfeitamente explicáveis e frequentes.
Mas que há coisas inexplicáveis há, inexplicáveis por enquanto… mas não foi o que aconteceu neste caso.
Este foi o meu pensamento mais sincero, sem qualquer intenção de ferir a susceptibilidade de ninguém…
Já agora, uma pergunta:
Alguém sabe qual é o 3º segredo de Fátima ?
Abraço
Author
http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000626_message-fatima_po.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Segredo_de_F%C3%A1tima
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiro_segredo_de_F%C3%A1tima
São iguais às “profecias de Nostradamus”.
Mensagens feitas tendo em conta o contexto social da altura, que muitos anos depois as pessoas interpretam à sua maneira.
Da mesma forma que muita gente acreditava que o mundo ia acabar em 1997 devido às profecias de Nostradamus (que foram feitas para a altura dele), também muita gente acredita na interpretação que alguém se lembra de dar a estes “segredos”.
Da mesma forma que, assumindo que os Evangelhos são verdadeiros, foram escritos tendo em conta a época em causa (com Jesus a fazer discursos a favor do conhecimento, e contra a opressão e vícios do Império Romano na altura). Claro que depois as pessoas que vieram depois, foram escolhendo textos e interpretando à sua maneira e prá sua época… mas nada tinha a ver com isso.
Na ciência, aos textos de Aristóteles aconteceu-lhes o mesmo. Ele defendia a observação e o conhecimento, mas quem veio depois decidiu interpretar esses textos à sua maneira e trocar tudo, dizendo que não era preciso a observação e experiência, e que bastaria ler livros.
Quanto aos segredos:
O 1º pode ser interpretado como uma visão do planeta Vénus.
Já o 2º é uma daquelas frases excelentes que se vê diariamente na pseudociência, e sobretudo em quem vende “mezinhas” para curar tudo: se curar foi o produto, se não curar foi porque a pessoa não acreditava no produto. Ou seja, o produto fica sempre a ganhar. Enfim… assim foram enganadas dezenas de milhares de pessoas o ano passado só em Portugal com as pulseiras quânticas.
O 3º é uma continuação do 2º e do medo que existia da Rússia no Portugal rural de 1917. Supostamente os Russos eram comunistas ateus que “comiam criancinhas ao pequeno-almoço”. Supostamente, a União Soviética era tão poderosa que iria destruir cidades, e o Papa iria a cambalear passando pelos cadáveres, até ser levado ao céu pelos anjos. A Lúcia escreveu isto em 1944 – note-se que o fenómeno de Fátima foi em 1917 (eu não me lembro do que comi ontem, mas saber exatamente o que foi dito há 30 anos atrás… oh oh). A Lúcia, além de ter uma memória prodigiosa, poderia ter feito uma carreira excelente como escritora de argumentos para filmes apocalípticos de ficção científica.