Spirit repousa junto ao pequeno planalto Home Plate nesta imagem captada a 31 de Março de 2011 pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.
É já certo que não voltaremos a ter notícias em primeira mão do robot Spirit. No entanto, na sua posição privilegiada na órbita de Marte, a Mars Reconnaissance Orbiter vai continuando a monitorizar com alguma regularidade as condições no local de repouso deste magnífico robot, pelo que vamos ter mais oportunidades de o rever de longe.
Recentemente, a câmara HiRISE registou imagens surpreendentes do local. Ao contrário do que acontece em dezenas de imagens anteriores dos dois robots, a posição do Spirit é imediatamente denunciada pelo seu intenso brilho. O fenómeno resulta do ângulo de iluminação coincidir acidentalmente com o ponto especular dos seus painéis solares.
E este é um indício importante. Aparentemente, Spirit recebe luz solar suficiente para restabelecer a sua actividade, pelo que a sua impossibilidade em comunicar com a Terra deve-se necessariamente a outra falha qualquer.
Curiosamente, os cientistas responsáveis pela HiRISE identificaram na mesma imagem, nas proximidades de Home Plate, um torvelinho – o mesmo fenómeno que tem mantido limpos os painéis solares dos dois robots nos 7 anos de permanência na superfície de Marte.
Um redemoinho de poeira ou torvelinho junto a uma pequena cratera nas proximidades de Home Plate. Imagem captada a 31 de Março de 2011 pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Se tivesse avariado na caratera Hale, a esta hora já tinha sido reparada, agora naquele ermo,
niguém passa lá!
Tou a renar meus caros!
Author
Ana,
O problema é que os circuitos internos de alguns sistemas vitais para o funcionamento do Spirit devem ter sido irremediavelmente danificados pelo intenso frio do Inverno (de recordar que os sistemas de aquecimento devem ter sido desligados por tempo indefinido devido à falta de energia). Mesmo que o Spirit esteja a receber luz solar suficiente, não vai conseguir despertar e comunicar com a Terra. 🙁
🙁 🙁 🙁 Nem imagino o que o pessoal da missão estará a sentir… 🙁
Estão a sentir que tem de pôr pessoal no terreno!
eu vou, eu vou!!! 😀
Hum, mas segundo o q tenho lido, é por causa da suposta incapacidade da sonda se aguentar -recebendo a energia solar necessária e efectuando limpeza de pó (calha a todos 😛 :D) – que decidiram abandoná-la (nestas condições causaria prejuízo). Se há indicação de que afinal ela recebe raios solares correctamente e está a conseguir fazer limpezas… porque não mantê-la como posto estacionário? (é caríssimo e q o financiamento condiciona as decisões, lógico, mas tendo em conta que há indicios de que afinal pode sobreviver…)
Salvem a spirit!!!
😉