Hoje trago um desafio diferente.
Será que desta vez acertam? 🙂
Deixo 2 perguntas:
1 – Como se chama o cowboy?
2 – Como pode ele disparar mais rápido que a sua própria sombra?
Vão dando as respostas nos comentários.
Eu darei a resposta amanhã…
(os comentários vão sendo temporariamente embargados para não influenciar os outros)
O cowboy é o Lucky Luke, o famoso cowboy que consegue disparar mais rápido que a sua própria sombra 🙂
As soluções que eu pensei foram de 2 tipos:
– toda a gente sabe que a luz (ou ausência dela) demora algum tempo no seu trajeto. Por isso, ele dispara sempre mais rápido que a sua sombra.
– mas claro que estando a sombra tão junto a ele, seria impossível ele reparar nisso, a não ser que as balas sejam feitas dos hipotéticos taquiões e por isso possam viajar mais rápido que a luz 🙂
Caso fosse isso, isso criaria outros problemas, porque a imagem não poderia estar como está… mas pronto, são hipóteses de resposta 🙂
Para verem respostas até mais completas, e com imaginação, leiam os comentários 😉
22 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Eu também acho que só há dois tipos de resposta: a correcta e a errada!
A questão da sombra ainda baralha mais as cartas.
Pomos um limite de velocidade aos fotões ou o Lucky Luke é mais rápido, (t=s/C) por causa da distancia á parede?
Por estarmos a lidar com velocidade relativista esta simples expressão do movimento linear pode não se aplicar?
Parece que a simplicidade ganha. A maioria da malta viu o filme da forma mais simples.
A mim parece-me que dei a resposta errada!
Obrigado pessoal!
Author
Não há respostas certas… ou melhor, claro que há respostas mais certas que outras 🙂 … mas neste desafio, podia-se dar várias respostas, porque o objetivo era pensar 🙂
Eu próprio não vi as respostas em lado nenhum. Foi mesmo só algo que me lembrei de perguntar 🙂
Pensei em 2 tipos de resposta… 🙂
E grande parte de vocês disse uma delas 🙂
1- Lucky Luke
2- Tomou uma dose reforçada de taquiões. 😛
Hum… vou cair que nem um patinho… dispara tanto mais rápido quanto maior for a distância à parede? A luz que delimita a sombra tem ainda de percorrer o espaço que separa o Luke da parede e depois voltar para estimular os fotorreceptores de todos os observadores intervenientes 😛
O Cowboy é o famoso Lucky Luke. 😛
Quanto à segunda pergunta, não sei, só sei que me parece ser uma metáfora, para o facto de ser muito rápido… 🙂
Aliás, eu nem percebo bem a pergunta de disparar mais rápido que a própria sombra. A sombra forma-se e como é que ele consegue disparar antes dela?
Sinceramente não percebo, mas fico há espera de uma resposta. 😉
1) Lucky Luke
2) Está para lá do Horizonte de eventos do Universo Observável, arrastado pela fábrica do espaço-tempo pela Constante de Hubble, o acelerador da Energia escura. Ultrapassou a velocidade da luz.
http://www.youtube.com/watch?v=CEQouX5U0fc&feature=youtube_gdata
1- Lucky Luke
2- Dispara mais rápido que a velocidade da luz
Abraço!
1º – Lucky Luke
2º – Disparando do Espaço ( se for a distância do sol, tem uma vantagem de +- 8 min. ), o tempo que leva a imagem da sombra a chegar à terra já tinha um balázio.
Espero ter acertado, pelo menos na 1º acertei ehehe, adorava esses cartoons.
Abraço André M.
O vaqueiro chama-se Zé.
Para ele disparar mais rápido que a sua sombra, temos que arranjar uma condição para que a radiação electromagnética na banda do “humanamente visivel – vermelho ao violeta”, se propague tão devagarinho entre o Zé, a parede e o observador, que não seja possivel actualizar a sua projecção e reflecção em relação aos movimentos do Zé. Ou então o Zé tem uns movimentos com uma velocidade maior que C.
Se isto acontecer temos que falar com o Professor João Magueijo!
Estou confuso…sendo a sombra a ausência de luz devida à interposição do objecto (neste caso o Lucky Luke) entre a fonte de luz e outro objecto (neste caso aquela parede), não é lógico que tudo o que o Lucky Luke faça é mais rápido que a sombra? E quanto mais longe estiver a “parede” (ou outra coisa qualquer) maior é a diferença entre o que faz o cowboy e o reflexo disso na sombra?
Por outro lado, há substâncias (acho eu, que sou um leigo nestas coisas) que reduzem a velocidade da luz (penso que li algo acerca de uma experiência, talvez no CERN, em que reduziram consideravelmente a velocidade da luz), pelo que se houver alguma destas entre o cowboy e a parede a diferença entre o disparo “real” e o disparo da sombra pode ser incrementada.
– A primeira pergunta vou deixar os outros acertarem 🙂
– A segunda, até nem é muito complicado, mas depende da definição de “disparar mais rápido que a sombra”.
Num sentido literal, de “disparar”, basta aumentar a distância entre o Lucky Luke (ah, bolas respondi à pergunta anterior) e a parede para uma distância que a luz demore a percorrer mais tempo do que o tempo necessário para sacar a pistola e premir o gatilho. Dito por outras palavras, se o indivíduo demorar menos de meio segundo a disparar, pode ser colocado na Lua durante um eclipse solar, e ninguém na Terra se vai aperceber que ele já disparou!
Contudo, a coisa fica difícil se interpretarmos a noção de “disparar” como a poluparizada pelo desenho, onde a bala vai chegar à sombra projectada antes dela exibir o movimento.
Nesse caso, a minha sugestão passaria por colocar um espelho na Lua, e durante um eclipse lunar que ocorresse ao pôr-do-Sol, colocar o indivíduo ao lado de uma parede que recebesse a sua sombra reflectida no espelho que está na Lua. Aí ele até fica com 1s de reacção.
Só o que não consigo fazer com o que descrevi é com que a sombra não dispare e morra, sem que o atirador se tenha que atirar para o chão….
Luke Luke.
Li alguns quando era criança. Tinha os irmãos Dawton – acho que era isso. Era bem legal.
Sobre se mover mais rápido que a sombra…
Se ele se mover mais rápido que a luz pode. Se for igual não dá, porque o reflexo da luz, que mostra a sombra sendo atingida, seria atualizado com o movimento dele, e ele veria a ele mesmo – ou melhor, a sombra dele – atirando. Então eu diria que ele teria que se mover a 2luz. Ou quase isso.
Mas isso traria tantos problemas de ordem espaço-temporal que provavelmente ele nem conseguiria atirar…
Então, ele consegue ser mais rápido que a sombra porque… É o Luke, oras!
Para mim todos os cowboys se chamam Jack, mas só se ele fosse mais rápido que a luz ele conseguiria atirar na própria sombra sem ela virar para mesma posição que ele.
1ª Lucky Luke!!! 🙂
2ª Este cowboy dispara tão depressa que a luz ainda demora uns milionésimos de segundo a mais a chegar, para formar a sombra do disparo!
Isto não é muito DISPARatado, pois não?
O personagem é o Lucky Luke.
A sombra é uma projecção do objecto que bloqueia a luz. Se o objecto move, a sombra também. A velocidade da sombra é multiplicada pelo factor da distância do foco de luz ao objecto e a distância do foco de luz ao local onde é projectada. Se a distancia do local onde é projectada ao foco de luz for grande aí a sombra terá um “atraso”.
Bom desafio, com o Lucky Luke, o cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra… como qualquer cowboy, ou qualquer pessoa!! 😀
Vou ignorar que a sombra não dispara, porque é uma sombra e não tem arma!! 😉
Pelo que sabemos, a informação propaga-se a uma velocidade finita, que no máximo é igual à velocidade da luz no vácuo. Assim, a própria sombra “só sabe” que o Lucky Luke disparou ao fim de um intervalo de tempo igual ao tempo que a luz demora a percorrer a distância entre o Lucky Luke e o local onde a sombra é formada! Como esse intervalo de tempo nunca é zero, a própria sombra “dispara” sempre depois do Lucky Luke.
Exemplificando com alguns números: se a própria sombra (a das mãos com o revólver) se formar a 3 m de distância, a luz demora 10 nanosegundos a “informar” o local de formação da sombra que o Lucky Luke se moveu. (1×10^-8 = 3 m / 3×10^8 m/s).
Mas….o Lucky Luke não se aperceberia do “tempo de reacção” da própria sombra! Ou será que sim???
Para um “tempo de reacção” de 10 nanosegundos, a resposta é não. Não se aperceberia. Mas se a sombra se formasse a 300 mil km de distância, o “tempo de reacção” já seria 1 segundo! E se adicionarmos que o Lucky Luke só veria a própria sombra mover-se 1 segundo após ela se ter movido (a luz tem que vir de volta), teríamos um atraso de 2 segundos entre o disparo e a constatação pelo Lucky Luke do disparo da própria sombra!
Ok. Estamos com experiências de pensamento. Mas na Astronomia estas correcções de tempo de viagem da luz são necessárias. Até a Lua está a mais de 1 segundo-luz de distância! 🙂
Deixo outras considerações possíveis e mais imaginativas para outros.
Abraço.
Será a nuvem de pó que refracta e reflecte os fotões de tal maneira que aparece a sombra do nosso amigo Luky Luke antes de ter pegado na arma?
Abraço e parabéns pelo magnífico trabalho,
Rui
Lucky Luke
É impossível disparar mais devagar que a própria sombra visto que os fotões ainda tem de viajar desde o corpo em questão até à superfície em que a sombra esta “projectada”.
Li e apreciei os livros do Lucky Luke dos meus filhos.
Sempre pensei que era completamente impossível ser mais rápido que a própria sombra, mas a pergunta fez-me pensar melhor e parece-me que não só é possível como é provável: A sombra só se move quando os fotões que bordejaram o corpo atinge a parede. Portanto qualquer movimento é sempre mais rápido que o movimento da sombra. Já se a expressão “mais rápido” se refere a ser capaz de disparar o revolver antes de a sombra se mover, isso só seria possível para uma sombra projectada muitíssimo longe. Se sacar a arma e disparar demorar 1 s, a parede (ou o alvo, seja ele qual for) onde se projecta a sombra terá de estar a 299 792 458 m de distância. Será assim?
Ora bem, o cowboy é o Lucky Luck!
Consegue disparar mais rápido que a própria sombra porque a partir do momento em que dispara, a sombra dele ainda tem de ser projectada até disparar. Apesar de ser uma questão de fracção de segundo muito pequena, dado que é projectada à velocidade da luz, o Lucky é mais rápido que a sua sombra 😀
1- Lucky Luke
2- Teoricamente viajando à/mais rapido que a velocidade da luz de costas para uma fonte de luz como o sol veria a sua sombra primeiro que esta seria projectada (se é que faz sentido)
Respostas:
1 – Lucky Luke
2 – Como pode ele NÃO disparar mais rápido que a sua própria sombra? Nós somos sempre mais rápidos do que a nossa sombra, nem que seja por femtosegundos 🙂
Author
A 2ª pergunta é o tipo de pergunta que gosto de fazer aos meus alunos… quer nas aulas quer nos exames 🙂
A razão é simples: não depende de memorização nem de eles lerem livros (nem sequer o da disciplina :P).
Têm mesmo que pensar por eles 😉