Quando Neil Armstrong regressou da Lua, perguntaram-lhe se tinha conseguido ver a Grande Muralha da China. De uma forma um pouco surpreendente, parece ter sido uma das perguntas mais vezes colocadas ao senhor dos saltos gigantes. As enormes dimensões da estrutura, o seu aspecto esmagador e o estatuto conferido pela antiguidade dão-lhe uma aura simbólica grandiosa. Uma coisa tão grande construída pelo génio humano teria de ser vista do espaço…
Na realidade, a muralha apenas pode ser observada a partir de órbitas baixas. Aparentemente, pode ser vista a cerca de 150 quilómetros de altitude e sob condições atmosféricas muito particulares. Ainda assim é uma distância muito respeitável! Contudo, outras construções humanas podem ser vistas a uma distância um pouco superior, nomeadamente estruturas largas que se destaquem das tonalidades do solo em redor. As grandes auto-estradas do deserto americano e algumas pistas de aeroportos parecem estar neste caso. Nas condições ideais, algumas podem ser vistas a cerca de 200 km de distância.
As grandes manchas urbanas são zonas indistintas, e algumas não passam despercebidas a cerca de 300 quilómetros de altitude. Não são estruturas únicas, mas a sua “textura” permite perceber que se trata de uma zona diferenciada do planeta.
Mas a medalha da maior construção terrestre visível a partir do espaço não vai para a espécie humana! Surpresa!!! É a Grande Barreira de Coral!
A Grande Barreira de Coral é um sistema de recifes com uma área aproximada à da Alemanha, mas distribuída por uma miríade de ilhas e recifes separados. Os recifes são ecossistemas marinhos com uma incrível biodiversidade – talvez das zonas mais exóticas da Terra. Quem já mergulhou na zona jura que nunca irá esquecer o que viu e sentiu…
A zona é património da UNESCO e, de acordo com a CNN e outros meios independentes, uma das 7 maravilhas do nosso planeta – uma construção não humana a revelar o esplendor da Terra…
Se os extraterrestres realmente existirem e se um dia visitarem o nosso planeta, a primeira construção que irão ver será de origem não humana. Um lugar belíssimo e único em qualquer planeta do universo maravilhoso…
Já escolheram o vosso próximo destino no Sistema Solar? Fica aqui uma boa sugestão…
2 comentários
Pedro, mais um excelente texto. Tu tens talento. Muito. Espero q o saibas. 😉 e que continues a brindar-nos com estes pedacinhos de magia 🙂
Sempre tive ideia de que isso de se ver a muralha da China do espaço era um mito urbano 😀
E quem conheço q já tenha ido visitar a barreira de coral, confirma, é um sonho.
Bom, teremos de os avisar para terem cuidado com os tubarões!
(Caso eles decidam aterrar lá!!!!!)
: )