Vida mas não como a conhecemos

“Cientistas descobrem vermes a um quilómetro de profundidade.
A descoberta de organismos multicelulares a mais de um quilómetro de profundidade da superfície da Terra, numa mina de ouro, na África do Sul, surpreendeu os cientistas, que até agora acreditavam que apenas bactérias unicelulares eram capazes de sobreviver nessas condições. O achado entusiasmou os investigadores, que agora levantam novas possibilidades sobre a existência de vida no subsolo em outros planetas e luas.
(…)
Na opinião dos investigadores, estas criaturas são seres com uma complexidade multicelular bastante surpreendente, uma vez que têm sistema nervoso, digestivo e reprodutor. “Isso está a dizer-nos algo novo”, afirmou Tullis Onstott, microbiologista da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, acrescentando que, “para uma criatura relativamente complexa, como um nematóide, penetrar tão profundamente é simplesmente incrível”.
(…)
Esta investigação pode desencadear alguns desafios para os cientistas visto que apresenta vida com grande complexidade em ambientes nos quais se tinha pensado que era impossível. (…)
Para Carl Pilcher, director do Instituto de Astrobiologia da NASA, na Califórnia, a descoberta dos nematóides é demonstrativa da utilidade da investigação na Terra, permitindo aprender sobre a possibilidade de vida extraterrestre. “É bastante plausível, na verdade, muito provável, que os ambientes do subsolo como os descritos nestes documentos, existam em outros planetas do sistema solar e em outros sistemas planetários”, disse.
Segundo o investigador, estes conhecimentos podem ajudar na orientação e no desenvolvimento de missões e experiências para o estudo de outros mundos.”

Leiam em português, no Ciência Hoje, e em inglês, no National Geographic, Washington Post, e Nature.

1 comentário

  1. Os nematóides vampiros mutantes que vieram do espaço 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.