Reciclar água no espaço

Six forward osmosis kits will fly aboard space shuttle Atlantis on the STS-135 mission. Credit: NASA/Todd Mortenson

Água – é essencial para a vida. Quando a aventura dos futuros exploradores do espaço for feita para além da órbita baixa da Terra, o seu abastecimento de água só será obtido a bordo dos seus veículos espaciais. Durante o vôo final do vaivém Atlantis (missão STS – 135), os cientistas da NASA planeiam testar um novo método para reciclagem de água “usada”.
A ideia é fazer uma bebida fortificada que proporciona hidratação e nutrientes de todas as fontes disponíveis a bordo de uma nave espacial, como o sistema de águas residuais (esgoto) e até mesmo a urina. O método descrito para o teste usa um processo conhecido como osmose. A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.

“A membrana funciona como uma barreira que permite que pequenas moléculas, como a água, passem pela mesma, bloqueando moléculas grandes como os sais, açúcares, amidos, proteínas, vírus, bactérias e parasitas,” explicou Michael Flynn, investigador da Ames Research Center da NASA.

Ler notícia completa, em inglês, em PhysOrg.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.