Bolsa UV
No Verão, o Sol é um problema. Além de provocar queimaduras, pode levar por exemplo a cancro de pele.
A saúde dos nossos leitores é importante. É importante que se protejam do Sol.
Daí que apesar de não termos qualquer percentagem nas vendas, lembrei-me de dar a conhecer esta Bolsa UV. Não conhecia, mas parece-me uma ideia engraçada. Além de ser uma bolsa normal, que serve para guardar coisas e levar para a praia, esta bolsa também possui um medidor de raios ultravioleta que informa quando o nível está perigoso.
Claro que a bolsa por si só, não protege de nada. Simplesmente é um sistema de aviso para saírem da “vista” do Sol, nas alturas mais perigosas do dia.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
As lentes dos meus óculos detectam UV o ano todo, são fotocromáticas. O mais chato é que tenho sempre pessoas a perguntar porque é que as minhas lentes ficaram escuras por “magia” 😛
E especial atenção, também, para os protectores solares com FPS (filtro de protecção solar) acima de 50… são pura manobra de marketing!! Não têm qq diferença dos protecotres com FPS 40 e estes praticamente que não têm diferenças dos de 30… a informação sobre o que é realmente um FPS está pouco disseminada e as manobras de marketing acabam por levar a sua avante…
Especial atenção para qual o fototipo de pele de cada um (há 6 fototipos) e adequação do FPS a esse fototipo. Atenção que 90% do envelhecimento cutâneo é provocado pela exposição excessiva e desprotegida aos raios UV.
Não esquecer que os efeitos nocivos dos raios UV são cumulativos. Escaldões graves na juventude podem significar um cancro mais tarde…
O bronze é na realidade um mecanismo de protecção da pele que é accionado após as primeiras exposições aos raios UV. De notar que primeiro há queimadura e só aí é que o corpo dá o alerta para a produção da melanina protectora; ou seja, primeiro há danos e só depois há produção de melanina em resposta. Outro mecanismo de resposta protectora é o espessamento da pele, com aumento da espessura da epiderme. Todas estas respostas são limitadas e necessitamos de protecção adicional.
O sol é nosso amigo, é, e é imprescindível á vida e ao bem estar do nosso organismo. Mas, já dizia Paracelso, o que faz o veneno é a dose.
🙂 ihihih
É preciso ter cuidado com os anúncios que faz. Ainda pode aparecer alguém a dizer que o AstroPT recomenda esta bolsa e que ela liberta uma “aura quântica” que protege dos ultravioletas.