A APOD de hoje traz-nos um dos maiores objectos que é possível ver no céu. Cada uma das manchas, na foto acima, é uma galáxia, juntas formam o Aglomerado de Perseu, um dos mais próximos aglomerados de galáxias.
O aglomerado vê-se para além do primeiro plano de estrelas, da nossa galáxia. Próximo do centro do aglomerado, a cerca de 250 milhões de anos-luz, está a galáxia dominante, a NGC 1275, a grande galáxia em acima à esquerda.
A NGC 1275 é uma fonte prodigiosa de raios-x e de emissões rádio. Esta acrescenta matéria à medida que atrai gases e galáxias.
O Aglomerado de Galáxias de Perseu, também catalogado como Abell 426, é parte do Super Aglomerado de Peixes-Perseu que cobre mais de 15 graus e contém mais de 1.000 galáxias. Esta foto cobre mais de 15 milhões de anos-luz.
2 comentários
É de facto uma imagem espectacular!
mas nunca se dever perder a ambição de descobrir onde realmente estamos, certo?
E uma pergunta retórica, porque é impossível responder
milhares de galáxias neste aglomerado… cada galáxia com centenas de milhares de milhões de estrelas… cada estrela com vários planetas… alguns planetas com muitas luas… … … … … quantos ETs avançados estarão a dizer-nos “olá” a partir deste aglomerado?