Queridos amigos, vou fazer 3 palestras em Vila Real de Santo António. Amanhã, dia 29 de Julho e dia 5 de Agosto. Se estiverem por perto (e se não tiverem nada melhor para fazer…) apareçam!
O programa das festas vai ser este:
Sessão 1
A Ciência e a Astronomia
Algumas considerações sobre a origem da vida, do Sistema Solar e do Universo. A evolução do conhecimento e da ciência. A civilização moderna e a postura actual da Ciência sobre o universo. A astrologia, os signos convencionados, “antigos” e os “novos”. A cisão entre a astronomia e a astrologia.
Bem-vindos à Terra: uma pequena parábola sobre o milagre da vida. Para estarmos aqui, os nossos antepassados tiveram todos que viver até poderem deixar um descendente fértil. O enorme tamanho da árvore genealógica por cima de nós.
A origem da vida, os ingredientes essenciais e as condições necessárias. As experiências já feitas. Os fundamentos biológicos e estruturais.
A génese do Sistema Solar
Os ritmos biológicos, o dia e a escuridão: uma dicotomia ancestral.
O desconhecimento actual do céu. Nas nossas cidades, as estrelas deixaram de brilhar. A Lua deixou de ser uma referência para o nosso calendário e os planetas tornaram-se quase indiscerníveis no céu nocturno. As incríveis capacidades da nossa visão.
O céu dos nossos antepassados: alguns mitos antigos. A inevitabilidade das crenças sobre os poderes do que estava em cima.
Os gregos e o seu poder extraordinário de empirismo e especulação. Alguns casos espantosos de observação, dedução e coerência.
A astrologia. Perspectiva geocêntrica do Universo
As primeiras evidências experimentais. Alguns sábios modernos e as suas espantosas descobertas.
Os primeiros passos da exploração espacial. A conquista da Lua e a conquista adiada do resto do Sistema Solar
Sessão 2
2012 e a perspectiva da ciência
Uma retrospectiva sobre os anos terríveis e as profecias sinistras: o mundo já esteve para acabar uma série de vezes. Calendários de outras civilizações, localizações zodiacais e mitos de todas as épocas.
Calendário maia e calendário romano. O plano do Sistema Solar e o seu alinhamento com o centro da Via Láctea.
Inversões polares, colisões com asteróides ou cometas, desastres naturais, invasões alienígenas e toda a espécie de fenómenos que assustam uma grande parte da humanidade.
Algumas seitas apocalípticas do passado recente.
O cometa Halley em 1910
Asteróides
Algumas obras incríveis do passado. As pirâmides de Gizé, as construções dos Incas, os calendários extremamente elaborados de algumas civilizações, a capacidade de prever eclipses e outros fenómenos astronómicos.
O mundo em 2012… o que nos espera, realmente?
Sessão 3
O futuro da astronomia, da astronáutica, da ciência e da tecnologia
A ciência moderna e a religião. Do ateísmo militante do século XX à postura cautelosa dos nossos dias. O carácter transdisciplinar do conhecimento.
O optimismo (e o pessimismo) dos grandes escritores do passado. O que conseguiram prever e o que nunca esteve nas suas conjecturas. A imprevisibilidade do futuro.
Os próximos anos da exploração espacial e da ciência.
A grande aventura da vida e do conhecimento. O nosso papel no mundo maravilhoso.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Penso que é na Biblioteca Municipal às 21:30.
http://pt.algarve.uauers.com/eventos/e831/um-mundo-deste-tamanho-conferencia-de-pedro-crotim/
😉
Olá
Podes dizer a que horas são e em que sítio?
Obrigado
Alexandre
Author
Já vi que viste, Ana Maaaargh. Gostava mesmo de te ver por lá 🙂
Carlos, falo sempre do blog. Nas escolas, nas apresentações, nas palestras, aos amigos 🙂
Escrevo no flipchart o endereço e é vê-los a copiar o endereço 😀
Abraços grandes
Excelente!! 😀
Achas q os eclipses do Astro vêm de onde, hã? 😀
Olá Pedro,
Espero que fales no astroPT 🙂
Se depois da palestra quiserem informações escritas sobre essas coisas, seja astronomia, seja astronáutica, seja 2012, então dá-lhes o site do astroPT 😉
abraço e boa sorte! 😉
Em VRSA, onde? ;D