As rochas que os astronautas trouxeram da Lua são consideradas Tesouro Nacional. Sendo assim, roubá-las é considerado um crime grave.
Em 2002, Thad Ryan Roberts era um estudante de geologia que estava a trabalhar temporariamente no centro da NASA aqui no Texas. Ele gostava de ser astronauta e fazer coisas fantásticas pela Humanidade. Como não conseguiu esse objectivo, decidiu assim fazer algo extraordinário pela namorada, Tiffany Brooke Fowler: fazer amor com ela na Lua… ou quase.
Com os amigos Shae Lynn Saur e Gordon Sean McWhorter, os 4 decidiram roubar rochas lunares que se encontravam na NASA.
Thad e Tiffany foram depois para um motel onde cobriram uma cama com rochas lunares e fizeram amor sobre elas.
Dias depois, Thad, sob o pseudónimo Orb Robinson, tentou vender as rochas pela Internet. O FBI soube disso e capturou-os. Estão presos.
Podem ler em inglês, aqui, aqui, aqui, e aqui.
Podem também ler em português no Público, aqui, apesar de conter alguns erros (ex: Rebecca é a nova namorada dele e não aquela que roubou as pedras da Lua com ele).
Agora há um livro sobre esta história, sobre o qual podem ler aqui e aqui.
Não é um livro científico, mas sim de “storytelling” sobre as pessoas, sobre a parte social da história. Aliás, o autor é conhecido por este tipo de histórias. O último livro dele foi passado para filme: The Social Network, sobre o Facebook.
3 comentários
Ena Pá, quem é ficou por baixo? Ricos “costádos”!
Bando de acéfalos!
Ainda estava com a cabeça na Lua, quande resolveu colocar as pedras à venda…
🙂
Next time … offer her flowers :))))))